Logomarca Paulo Marques Notícias

09/01/2014 | 07:38 | Saúde

Banco de leite humano no RS tem kit para coleta em casa; saiba como doar

Um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês, dizem especialistas

Um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês, dizem 

especialistas
Bando de leite humano recebe doações em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Mulheres que estão amamentando, têm boas condições de saúde e leite em excesso, podem ajudar quem sofre com a falta do alimento. Segundo especialistas, um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. São aqueles bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães. Em Porto Alegre, a doação de leite pode começar em casa.
A principal exigência para as chamadas doadoras externas é que estejam amamentando. O leite é colocado em vidros e levados para o banco de leite. Para a coleta em casa, o Hospital Fêmina, em Porto Alegre, oferece um kit às mães.
"A mãe tem que estar usando um tipo de touca, máscara, estar com as mãos e até os cotovelos bem higienizados. Na hora da coleta, ela tem que fazer uma massagem e desprezar os primeiros jatos. Por quê? Para reduzir o número de microrganismos no leite. A doadora faz a coleta no frasco fornecido pelo banco, no primeiro momento. Identifica esse frasco com nome, data e horário e coloca no congelador do refrigerador ou no freezer", explica a nutricionista Beatriz Streppel.
Cada uma das coletas deve ser feita em vidro separado, sempre esterilizado em água fervente. Depois, o leite deve ser colocado no frasco da primeira coleta, que já está congelada. O processo deve ser repetido até que o vidro inicial fique cheio. Em no máximo 10 dias uma equipe do banco de leite busca o material. No hospital o leite é pasteurizado antes de ir para o estoque.
O banco de leite humano do Fêmina recebe em média 35 litros de leite por mês, que são usados para alimentar recém-nascidos na UTI neonatal. Normalmente, quem doa são as próprias mães. "Eu tiro para a minha filha e também sou doadora. Acho que as pessoas têm que doar porque o leite é vida", diz a dona de casa Gisele dos Santos.
"O ideal seria que a gente tivesse em torno de 70 litros por mês, pelo menos. A gente tendo mais coleta, mais doadoras, pode auxiliar hospitais com ou sem banco de leite", completa a nutricionista.
Quem tem interesse em doar pode entrar em contato pelo telefone 51 33145353. A equipe faz o cadastro, orienta e oferece o kit para coleta em casa.
Fonte: G1
Mais notícias sobre SAÚDE