Logomarca Paulo Marques Notícias

12/01/2014 | 20:49 | Geral

Autobronzeadores são alternativa segura para conquistar cor do verão

Garota Verão 2007 Luana Baggio contou com o produto durante o concurso

Garota 

Verão 2007 Luana Baggio contou com o produto durante o concurso
Luana pediu contou com ajuda dos autobronzeadores e suco de cenoura quando venceu o concurso em 2007 (Foto: DVilla Fotografias/Divulgação)
Com a chegada da época de veraneio um dos grandes desejos das mulheres é conquistar um belo bronzeado. As etapas do Garota Verão já começaram em várias cidades do estado e muitas candidatas querem desfilar com uma cor que tenha a cara da estação e fazer bonito em meio às eliminatórias. A indicação dos especialistas, contudo, é evitar a exposição demasiada ao sol, optando por formas mais saudáveis de se obter uma cor bonita, a exemplo dos autobronzeadores.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/RS Renato Bakos, a indicação é de que as pessoas evitem grandes bronzeados e respeitem a pele, tendo consciência de que quanto mais bronzeadas ficarão, maiores serão os riscos de problemas futuros. Entre as possíveis consquências de quem se expõe aos raios ultravioleta estão o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele.
A melhor opção para se conquistar uma cor com segurança, conforme Bakos, são os autobronzeadores. “A grande vantagem desses produtos é que não necessitam da exposição à radiação ultravioleta (UV), já que modificam a cor da pele por pigmentação da queratina, não oferecendo riscos”, informa. Lembrando que a sugestão é valida apenas para os cremes autobronzeadores. Aparelhos como as câmaras de bronzeamento, além de não recomendados pelos profissionais, são proibidas por lei.
Para minimizar os efeitos do sol
Mas, se mesmo com as orientações dos especialistas para evitar a exposição ao sol a escolha for buscar um bronzeado, o melhor é seguir algumas recomendações para que os efeitos sejam ao menos minimizados. Segundo Bakos, o melhor é não ter pressa, já que acelerar o processo é colocar a pele em risco. “Quanto mais devagar, melhor”, orienta. Outro conselho é evitar o vermelhidão, uma indicação da agressão sofrida. Lembrando que cada pele tem um nível de melanina que consegue atingir que deve ser respeitado.
O presidente também lembra evitar o sol entre 10 e 16 horas. A sugestão é que a exposição ocorra aos poucos, de 20 a 30 minutos nos primeiros dias. O fator de proteção solar (FPS) deve ser de no mínimo 30, com reaplicação a cada duas horas. Sempre após a exposição, a dica é hidratar a pele.
A nutricionista Raquel Amaral Marques dá dicas de itens a serem incluídos na dieta para ajudar no bronzeado. “Alimentos ricos em vitamina A e carotenóides são os que mais ajudam a manter a cor e também protegem a pele dos danos causados pela exposição ao sol”, informa. A profissional ainda sugere dois tipos de sucos para o verão. O primeiro é feito com mamão, cenoura, manga e uma folha de couve. O outro pode ser preparado com cenoura, beterraba, manga e suco de limão. “As meninas podem acrescentar aos sucos da preferência delas alguma fibra, para dar maior saciedade, como chia, linhaça, gergelim e semente de abóbora”, indica.
Cor dourada para o Garota Verão
A Garota Verão 2007 Luana Baggio, 23 anos, lembra do belo bronzeado que conquistou para chegar à final do concurso no ano em que obteve a faixa. A jovem adotou diferentes métodos para chegar à cor que desejava, tentando diminuir os riscos da radiação ao máximo.
Na hora de se expor ao sol, Luana optou pelos horários mais indicados, com FPS de no mínimo 30 no rosto e 15 no corpo.  “Ia à piscina do clube ao lado de casa”, recorda ela, que mora em Santa Maria é formada em Jornalismo. “Tenho bastante facilidade para me bronzear. Fiquei com uma cor dourada, um bronzeado bem bonito”, orgulha-se.
Luana também contou com os autobronzeadores para ajudar na conquista da cor e abusou dos sucos de cenoura. “Minha mãe sempre fazia batidas para mim, misturando com frutas”, lembra. Para a Garota Verão 2007, o bronzeado foi um dos pontos que a ajudou a chegar à vitória. “A primeira coisa que penso ao pensar em Garota Verão está na cor da estação. Acho o bronzeado importante para o concurso.”
Como participar:
As meninas que quiserem participar do Garota Verão 2014 devem se dirigir aos locais onde serão realizados os eventos municipais, que serão informados previamente pela RBS TV. As inscrições são gratuitas e serão aceitas até 30 minutos antes de cada eliminatória nas cidades. Acesse o regulamento.
Podem concorrer apenas meninas solteiras, sem filhos e que tenham entre 15 e 20 anos até o dia 23 de fevereiro de 2014. As interessadas menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis para participar.
Fonte: G1
Garota 

Verão 2007 Luana Baggio contou com o produto durante o concurso
Foto: DVilla Fotografias/Divulgação
Mais notícias sobre GERAL