Logomarca Paulo Marques Notícias

04/03/2015 | 06:57 | Praia Notícias | Saúde

Sem segurança para pacientes, três ambulâncias estão paradas no Vale

Veículos não forneciam segurança e estrutura aos pacientes acamados

Veículos não forneciam segurança e estrutura aos pacientes acamados
Três ambulâncias estão paradas na oficina (Foto: Reprodução/RBS TV)
Três ambulâncias que fazem transporte de pacientes de Blumenau, no Vale do Itajaí, estão paradas. E, apesar do problema, as pessoas que dependem do serviço ficaram aliviadas, pois as ambulâncias velhas não ofereciam segurança.
Os veículos adaptados para levar pacientes acamados estão na oficina da prefeitura desde a última semana. Duas das três ambulâncias têm quase 10 anos de uso. Por passarem mais tempo na oficina do que nas ruas, o município decidiu leiloar os automóveis. A terceira ambulância do município também está no conserto.
 
Nelci Goldbeck precisa do transporte para ir ao hospital para consultas e exames, Após um grave acidente, ela perdeu parte dos movimentos. A família mora em um local de difícil acesso e  não possui carro. No entanto, eles levaram um susto na última vez que precisaram usar a ambulância. 
"O motorista parou, meu marido foi abrir o portão e o motorista foi pegar uma pedra para calçar a ambulância. Nisso, a ambulância desandou, não teve como segurar", explica Nelci.
Imagens registradas por um motorista que não quis se identificar mostram um homem com os pés para fora da ambulância.
Em 2014, a equipe da RBS TV havia flagrado um idoso sendo transportado com os joelhos dobrados. Ele não cabia na maca, nem na ambulância. Em março do mesmo ano, o governador Raimundo Colombo esteve na região e entregou oito ambulâncias para oito municípios catarinenses. Nenhuma para Blumenau.
Agora, com apenas um veículo funcionando, a Prefeitura de Blumenau contratou uma empresa de transportes para atender os pacientes.
A empresa é chamada sempre que há necessidade, de acordo com o agendamento do dia e cobra por quilometragem rodada. De acordo com a prefeitura, sai mais barato terceirizar o serviço do que pagar a manutenção das ambulâncias.
O município tenta um convênio com o governo do estado pra substituir a frota. "Esse ano, a gente definiu em adquirir uma ambulância com recursos próprios do município. Nós já fizemos uma reunião com o novo secretário de estado, João Paulo, onde ele também se sensibilizou com essa situação e vai ajudar para que em Bluemenau a população tenha um transporte digno e de qualidade", afirma Maria Regina Soar, secretária de Saúde de Blumenau
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há prazo definido para a compra de novas ambulâncias.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Praia Notícias