Logomarca Paulo Marques Notícias

19/01/2014 | 19:10 | Esporte

Sob forte calor, Grêmio B estreia no Gauchão com derrota para o São José

Em momento de bobeira da defesa gremista, Jean marcou o único gol da partida

Em momento de bobeira da defesa gremista, Jean marcou o único gol da 

partida
Yuri Mamute não conseguiu ajudar o Grêmio na derrota para o São José (Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS)
E o 2014 do Grêmio iniciou com derrota. É bem verdade que ainda não era a equipe principal de Enderson Moreira em campo. Mas o time B, treinado por Mabília, sofreu com o forte calor no Passo D'Areia e acabou perdendo para o São José por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por Jean, aos 34 minutos do primeiro tempo. O próximo compromisso tricolor pelo Gauchão será na quinta-feira, 19h30min, contra o Lajeadense, na Arena.
No gramado sintético do estádio do Zequinha, de acordo com o repórter Filipe Gamba, da Rádio Gaúcha, a temperatura chegou a até 67ºC momentos antes do início do jogo. Um sol intenso, que, inclusive, afugentava os cerca de dois mil torcedores presentes para as arquibancadas cobertas do Passo D'Areia. Tudo para tentar aplacar, quase sempre sem sucesso, a intensa sensação de calor.
Em campo, o São José tomou a iniciativa logo no primeiro ataque. Eraldo fez bela jogada pela esquerda e rolou para Felipe Guedes dentro da área, que acabou caindo e não conseguiu concluir o lance. Nos primeiros 15 minutos, foram duas faltas e um escanteio para o time de Beto Campos, que dominava as ações. O Grêmio, armado no esquema 4-2-1-3 por Mabília, com Luan como meia e Jeferson, Everaldo e Mamute como atacantes, demonstrava certo nervosismo. Pouco acostumado ao gramado sintético, que deixava o jogo mais rápido, os jogadores também sofriam muito com o intenso calor.
Para diminuir um pouco o prejuízo, aos 17 ocorreu a primeira parada técnica para reidratação. De balde cheio de água com gelo a sacolé, valia de tudo para se refrescar. O que até acabou ajudando o Grêmio.
Logo no retorno, Everaldo fez bela jogada pela ponta direita, driblou dois e cruzou para Mamute dentro da área, que chegou atrasado e não conseguiu concluir. Minutos depois, Breno recebeu na ponta esquerda e arriscou um chute forte, rente ao poste do goleiro Luiz Carlos. E Luan também girou na entrada da área e arrematou com perigo, sobre o gol do São José.
Mas o nervosismo, que parecia ter ido embora, voltou. O goleiro Follmann, após cobrança de falta, espalmou feio e permitiu o rebote a Felipe Guedes, que cabeceou para o gol. Se não fosse por Moisés, que esticou o pé direito, a bola teria entrado. Mas dois minutos depois ela entrou. Após um entrevero na área, Canavesio e Moisés bateram cabeça e deixaram Jean chutar com força e vencer Follmann, que não calculou bem o tempo da bola, para abrir o placar.
Depois da parada técnica, o mesmo Jean quase ampliou. O atacante do São José fez grande jogada pela direita, invadiu a área e tocou para Eraldo, que não conseguiu concluir.
_ Não foi um bom primeiro tempo. O São José teve o controle da partida _ admitiu o técnico Mabília na saída para o intervalo.
Na segunda etapa, o Grêmio dava mostras de que mudaria o quatro adverso. No primeiro lance, Breno avançou pelo meio e chutou por cima do gol. Depois, Luan fez o mesmo, ganhou na intermediária e arrematou com perigo, para fora. Aos 19, Matheus Biteco lançou Everton, que recém havia entrado no lugar de Mamute, e obrigou Luiz Carlos a fazer grande defesa.
Mas em seguida a partida, pelo forte desgaste dos jogadores, teve queda no ritmo. Nem mesmo as duas paradas técnicas pareciam aplacar o calor dos jogadores.
Nos minutos finais, Felipe Guedes subiu sozinho na área do Grêmio após cobrança de falta e cabeceou com perigo para fora. Depois, Rafinha fez bela jogada, invadiu a área e rolou para o mesmo Guedes, que rolou para fora.
No último lance de perigo do Grêmio, o garoto Angelo, que entrou no lugar de Everaldo, por muito pouco não empatou. Com velocidade, invadiu a área e driblou dois com agilidade. Mas na hora de concluir, tocou a direita do gol.
GAUCHÃO _ 19/1/2014 _ 1ª RODADA
SÃO JOSÉ: 1
Luiz Carlos; Bindé, Fernando, Júlio Santos e Brida; Jonas, Ramos, Felipe Guedes (Sander, 39'/2ºT) e Rafinha; Jean e Eraldo (Franciel, 14'/2ºT).
Técnico: Beto Campos
GRÊMIO: 0
Follmann; Tinga, Rafael Thyere, Canavesio e Breno; Moisés, Matheus Biteco (Guilherme Amorin, 24'/2ºT) e Jeferson; Luan, Yuri Mamute (Everton, 15'/2ºT) e Everaldo (Angelo, 10'/2ºT).
Técnico: Marcelo Mabília
Arbitragem: Luís Teixeira Rocha, auxiliado por Marcelo Barison e Júlio Cesar dos Santos
Gol: Jean (S), aos 34 min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Jonas, Felipe Guedes e Rafinha (S); Guilherme Amorin (G)
Público e renda: não divulgados
Local: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO _ GAUCHÃO
QUINTA-FEIRA _ 23/1/2014 _ 19H30MIN
GRÊMIO X LAJEADENSE
Fonte: Zero Hora
Mais notícias sobre ESPORTE