Logomarca Paulo Marques Notícias

21/01/2014 | 04:49 | Política

TRE-RS cassa diplomas do prefeito e do vice eleitos em São Jerônimo

Dupla cometeu irregularidades na campanha eleitoral de 2012, diz PRE

Dupla cometeu irregularidades na campanha eleitoral de 2012, diz PRE
Foto: Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) cassou nesta segunda-feira (20) os diplomas de Marcelo Luiz Schreinert e Fabiano Ventura Rolim, prefeito e vice eleitos em 2012 em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RS), a dupla utilizou verba da campanha eleitoral no aluguel de carros para carreata e transporte de eleitores, além de cometer outras irregularidades na prestação de contas.
Segundo as investigações, Schreinert e Rolim teriam alugado, por meio de seus cabos eleitorais, 12 veículos em uma locadora de Porto Alegre com o objetivo de realizar o transporte de eleitores. O aluguel e os gastos com os veículos e com os motoristas, no valor de pouco mais de R$ 8 mil, foram suprimidos na prestação de contas da campanha.
Condenada em primeira instância, a dupla alegou que os carros foram alugados por simpatizantes e apoiadores da candidatura que tinham interesse em participar de carreata às vésperas do pleito. Porém, a PRE-RS diz que há provas de que pelo menos três servidores do município foram responsáveis pela locação dos veículos.
Com a cassação, uma nova eleição será realizada no município, mas os réus podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Procurado pela reportagem, o prefeito não foi localizado. A representação contra os dois políticos foi movida por uma coligação derrotada no pleito por uma diferença de apenas 40 votos em um município com mais de 13 mil votos válidos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre POLÍTICA