Logomarca Paulo Marques Notícias

24/03/2015 | 16:06 | Praia Notícias | Polícia

Diretor do Presídio Regional de Blumenau é preso em operação

Outros 12 agentes penitenciários também foram detidos, diz secretaria

Outros 12 agentes penitenciários também foram detidos, diz secretaria
Foto: Maurício Cattani/RBSTV
Uma operação conjunta na manhã desta terça-feira (24) prendeu o diretor do Presídio Regional de Blumenau, Elenilton Fernandes, e outros 12 agentes penitenciários que atuaram ou atuam ainda na unidade, informou a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. A ação foi comandada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) com apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
A operação ocorre um dia após uma nova tentativa de fuga na unidade. A ação está em andamento em dez cidades do estado e busca cumprir 39 mandados de prisão, todos por suspeita de corrupção dentro do presídio, como mostrou o Jornal do Almoço.
'Sistema corrompido'
Segundo o Ministério Público, os agentes negociavam privilégios para os presos e facilitavam a entrada de armas e drogas. "Havia pagamento a agentes prisionais. O sistema estava extremamente corrompido", afirmou o promotor de justiça Flávio Duarte à RBS TV.
"Infelizmente, nos últimos meses para cá tivemos diversos eventos no mínimo suspeitos. Unimos esforços e chegamos a diversos elementos dando conta da prática de desvio de conduta de agentes penitenciários", disse o sub-diretor da Deic, Adriano Bini.
A força-tarefa começou ainda na madrugada e envolveu 130 policiais civis e militares, além de um helicóptero. A investigação do Ministério Público em conjunto com as polícias civil e militar durou quatro meses. Segundo o Deap informou ao G1, entre os presos está um ex-chefe de segurança do presídio.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e o Deap afirmaram que a operação "é resultado de uma minuciosa investigação iniciada anteriormente e continua em andamento".
Fuga em janeiro
Nesta segunda (23), um túnel de aproximadamente 7 metros foi encontrado nos fundos de uma cela. Segundo informações de dentro do presídio, um vigilante conseguiu impedir a fuga em massa no momento em que o primeiro preso colocava a cabeça para fora do túnel. Em fotos, é possível ver uma grande quantidade de terra dentro de uma das celas.
Em janeiro, 28 presos conseguiram escapar por um túnel. Na época, detentos de diferentes graus de periculosidade fugiram, colocando em questão a segurança do presídio. Do total de presos, 13 continuam foragidos.
O presídio de Blumenau é considerado um dos mais críticos do estado, com problemas de infraestrutura e superlotação. Em 2013, a defensoria pública fez uma visita-surpresa ao Presídio Regional de Blumenau e constatou condições insalubres às quais os detentos eram submetidos no local. Entre os problemas encontrados, havia ratos, baratas, fezes no lugar onde os presos tomam banho,  além de remédios vencidos e carne armazenadas em baldes.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Praia Notícias