Logomarca Paulo Marques Notícias

09/04/2015 | 17:57 | Praia Notícias | Polícia

Casal é condenado a mais de 20 anos por sequestrar menino em Ilhota, SC

Homem recebeu pena de 34 anos e mulher foi condenada a 20 anos

Homem recebeu pena de 34 anos e mulher foi condenada a 20 anos
Peterson e Rosicleide foram presos em junho e condenados nesta quarta (Foto: Larissa Vier/RBS TV)
Foram condenados nesta quarta-feira (8) em Gaspar, no Vale do Itajaí, dois acusados de sequestrar um menino de 9 anos em Ilhota, em 29 de maio do ano passado. O garoto, filho de um casal de empresários, ficou 5 dias preso em cativeiro em poder dos sequestradores.
Peterson Willian da Silva Machado, de 31 anos, foi condenado a 34 anos, 2 meses e 20 dias de prisão. Já Rosicleide Rodrigues, de 33 anos, companheira de Peterson na época do crime, foi condenada a 20 anos de reclusão. Inicialmente, os dois devem cumprir a pena em regime fechado. Somente ele confessou participação no crime.
A juíza Graziela Shizuiho Alchini escreveu na sentença que Peterson teve a pena aumentada por ser reincidente – ele já tinha duas condenações por roubo. Além disso, o réu praticou outros dois crimes – falsidade ideológica e uso de documento falso.
Planejou crime com informações de rede social
Em depoimento em junho, Peterson afirmou ter planejado o sequestro do menino com base em informações disponibilizadas em uma rede social. "No Facebook mostra tudo. Foi coisa de 10 dias, no máximo. Se vocês puxarem lá vão ver como mostra tudo da vida pessoal. Mostra até dentro da casa deles", diz o sequestrador. Ele ainda afimou ter descoberto a escola do menino e o trabalho do pai pela rede social.
Relembre o caso
O menino foi capturado na noite na noite do dia 29 de maio de 2104 enquanto brincava com um patinete próximo a um campo de futebol onde o pai participava de um jogo de futebol. A criança foi levada em um Ka para um cativeiro previamente alugado pelo casal em Penha, Litoral Norte do estado, onde permaneceu até o resgate.
Na mesma noite do sequestro os criminosos telefonaram para a família, pedindo resgate de R$ 500 mil, de acordo com os relatos anexados ao processo. A Polícia Civil foi acionada para quebrar o sigilo das ligações e passou a investigar o caso.
No dia 3 de junho, policiais conseguiram chegar ao cativeiro e libertaram a criança. Houve confronto, e dois dos quatro sequestradores foram mortos pela polícia.
Reencontro com os pais
Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que o menino reencontrou os pais. Nas imagens, é possível ver os pais correndo até a criança com os braços abertos e o pegando no colo. O menino estava usando uma camiseta e um boné da polícia.
Além dos pais do menino, um grande número de pessoas aguardava a chegada dele em casa. Aos gritos de "obrigado", a mãe da criança foi amparada por familiares. "O dia 3 de junho marcou a minha vida. A nossa família nasceu novamente. Essa data eu nunca mais vou esquecer", desabafou a mãe na reportagem da RBS TV.
Ainda segundo a mãe, nos dias em que a criança estava em poder dos bandidos ela tinha certeza que veria o filho novamente. "Eu chorava muito e andava com fotos para baixo e para cima, mas no meu subconsciente eu sabia que o meu filho iria voltar para casa", disse.
Jean Carlos de Oliveira, pai do menino, relembra o momento em que reviu o filho. "Naquela hora, ele nasceu para a gente de novo, foi uma felicidade. Ele chegou com a camisa da Polícia Civil e falando para eles: eu quero ser polícia", recorda.
Fonte: G1
Homem recebeu pena de 34 anos e mulher foi condenada a 20 anos
Foto: Larissa Vier/RBS TV
Mais notícias sobre Praia Notícias