Logomarca Paulo Marques Notícias

24/01/2014 | 10:33 | Geral | Três de Maio

Vigilância Ambiental inicia mutirão de coleta de entulhos

Ação visa diminuir acúmulo de lixo e eliminar focos do mosquito da dengue

Ação visa diminuir acúmulo de lixo e eliminar focos do mosquito da dengue
Foto: Eduardo Erthal
Nesta quinta-feira (23) um mutirão de coleta de entulhos foi realizado no bairro Esperança, em Três de Maio. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e das Unidades de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Obras, e visa diminuir o acúmulo de lixo nas residências e eliminar focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Pela manhã, os agentes de combate a endemias e agentes de saúde passaram de casa em casa distribuindo sacolas de lixo, para que os moradores recolhessem os entulhos de suas residências. Em seguida, um caminhão se deslocava pelo bairro e as sacolas e demais objetos eram recolhidos. “Este mutirão é fruto de um trabalho que iniciou com a visita de rotina dos agentes nas casas. Eles constataram que havia muito lixo acumulado nos pátios e, consequentemente, encontraram focos do Aedes aegypti. Em praticamente todas as residências visitadas o resultado deu positivo”, explica a coordenadora de combate a endemias, Aline Oliveira.
A dona de casa Madalena da Rosa, que reside no bairro Esperança, disse que a iniciativa é muito boa e vai deixar o bairro mais limpo. “Sempre tento deixar minha casa limpa. Fica melhor de se viver. Mas gostaria que os vizinhos ajudassem também, porque cada um deve fazer a sua parte.” Para Juliane Corrêa da Silva, dona de casa e mãe de três filhos, a limpeza ajuda a prevenir doenças, inclusive a dengue. “É bom quando há esse mutirão, pois muitas vezes é difícil levar os entulhos para o lugar certo. Sem eles, o pátio fica mais limpo e é mais difícil de haver doenças, principalmente por conta das crianças”, explica.
O bairro Esperança foi o primeiro a receber o mutirão, mas Aline informa que mais bairros, principalmente aqueles que apresentarem acúmulo de entulhos e proliferação do mosquito da dengue, também irão passar por esta limpeza. No entanto, a coordenadora avisa que não será possível realizar o mutirão em toda a cidade. “É dever de cada cidadão deixar o seu terreno limpo.” 
A secretária adjunta da Saúde, Jacira Taborda, destaca que a luta contra a dengue é um problema de todos. “A dengue pode estar nos bairros, como também pode estar no centro da cidade. Então, é preciso que todos mantenham o cuidado para não deixar água acumulada e acabar com qualquer foco do mosquito.”
O processo para descobrir se há focos positivos do Aedes aegypti também está mais ágil. Antes, o material coletado era analisado no município, enviado para Santa Rosa e posteriormente para Porto Alegre. Agora, o Laboratório de Entomologia do município conta com dois profissionais habilitados que analisam diariamente as larvas coletadas e, em caso positivo, a Secretaria da Saúde define logo qual a melhor estratégia seguir.
Fonte: Ass. Pref. Três de Maio
Mais notícias sobre GERAL