Logomarca Paulo Marques Notícias

28/01/2014 | 13:58 | Educação | Três de Maio

SETREM conquista 36 bolsas de pesquisa para estudantes da Pedagogia

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência proporciona que acadêmicos exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à 

Docência proporciona que acadêmicos exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico
Foto: Divulgação/Setrem
Os acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) têm um grande motivo para comemorar. A Instituição teve um projeto de pesquisa aprovado junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura plena para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. Esta iniciativa aprimora a formação acadêmica e contribui para a melhoria de qualidade das escolas envolvidas.
O projeto envolve a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese (Três de Maio), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann (Horizontina) e a Escola Estadual de Educação Básica São Martinho (São Martinho). Serão 36 bolsas de auxílio para estudantes da SETREM, quatro bolsas para supervisão (concedidas a um professor de cada uma das escolas envolvidas) e outras duas bolsas para coordenação.
O Pibid representa a busca pela valorização do magistério e pela melhoria da qualidade da educação básica brasileira, visando incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente, promover a articulação teoria- prática e a integração entre escolas e instituições formadoras e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais. O prazo de execução do projeto é de 48 meses, com as atividades iniciadas até o dia 14 de março.
Para o coordenador do curso de Pedagogia da SETREM Valsenio Gaelzer, a aprovação deste projeto é de suma importância para a Instituição. "Com objetivo principal de aproximar a SETREM da comunidade, as atividades terão as acadêmicas como protagonistas, pois elas vão adquirir experiência ímpar no que se refere à atuação nas escolas. Além de estarem recebendo bolsas de auxílio para isso, estarão exercendo antecipadamente a profissão docente. É algo inédito na Instituição e que representa um novo marco para a SETREM e para o curso de Pedagogia", conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO