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29/01/2014 | 08:24 | Educação | Três de Maio

Vitrina bem produzida aumenta as vendas

Cenários midiáticos e o papel do designer de moda são abordados no curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Cenários midiáticos e o papel do designer de moda são abordados no curso 

Superior de Tecnologia em Design de Moda
Foto: SETREM/Divulgação
Você está aí pensando em cursar Design de Moda e bate aquela dúvida: faço ou não a minha inscrição no vestibular suplementar? Pois bem, saiba que o curso oferecido pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) abre as portas para muitos caminhos profissionais na área da moda, entre eles o vitrinismo. Nada mais atraente do que uma vitrina bem elaborada, que chama a atenção para os produtos expostos, não é mesmo? Quem resiste a uma roupa, calçado ou móveis bem expostos em um cenário que faz os olhos brilharem, atiçando o desejo da compra?
Você sabia que o design, inserido em ambientes, pode provocar aos sujeitos que envolverem-se com ele aspectos imaginativos e estimulantes? Estes ambientes, estes cenários, são considerados mídia, por estarem comunicando e promovendo sensações. As mídias hoje, são usadas para além da comunicação, para persuadir determinado público. O coordenador do curso superior em Tecnologia em Design de Moda da SETREM, professor Luciomar de Carvalho, explica que, em se tratando do segmento luxo, as mídias são muito utilizadas e uma que se destaca por seus elementos criativos e lúdicos é a vitrina.
Carvalho explica que as vitrinas são uma forma direta de ocorrer comunicação entre consumidor e lojista. "Ela causa impacto e atrai seu público, induzindo este à compra. Seu papel principal é o de criar sentimentos que estabeleçam uma comunicação direta com o consumidor. Isto dá-se através da construção de cenários que ao apresentar produtos, expõe toda sua estética e concomitante um espaço lúdico e informativo".
Tendências em evidência
Roseméri Schmidt, que atua na área há três anos em Santa Rosa e região, é acadêmica do curso de Design de Moda da SETREM. Ela conta que foi através do curso que descobriu o quanto se identifica com a área de comunicação de moda, que engloba eventos como desfiles e consultorias, pesquisas de tendências, matérias, fotografias, alimentação das redes sociais de empresas e principalmente a área de vitrinismo, a qual, segundo ela, vem evoluindo muito. A futura designer observa que uma vitrine necessita de planejamento, informação, contexto, criatividade e acima de tudo dedicação. "Procuro demonstrar em minhas vitrines de forma comercial, as tendências da estação, alinhadas ao público alvo da empresa, não esquecendo a proposta que quero passar de determinado produto e como quero valorizá-lo".
Para a acadêmica, um designer vitrinista necessita de muita informação, atualização constante, gosto pela leitura, capacidade de interpretação e releitura das tendências, já que a moda acontece primeiramente no exterior, estendendo-se aos nossos grandes centros e somente mais tarde podemos comercializá-la em nossa região.
Os desfiles de moda
Para Carvalho, além da vitrina existem outros ambientes em que os cenários são de extrema importância e agregam valor ao produto em evidência: os cenários dos desfiles de moda, que acabam por se tornar um ambiente midiático pois comunicam algo através dos elementos que o compõem. Ele observa que os desfiles têm como um de seus objetivos tornar atrativo o resultado de uma produção em série, baseada na pesquisa, na criação e no desenvolvimento de produtos voltados a determinado público. "Os desfiles de moda funcionam como veículo de comunicação. O cenário escolhido e os elementos que farão parte deste espaço é que farão com que a peça em ênfase chegue ao público de forma a fazer com que este interaja com o proposto pela coleção. O cenário tem o poder de gerar uma simbologia e criar um clima para a apresentação, onde materiais, cores e formas 'conversam' com tudo em uma grande encenação da moda".
Bem, e agora você sabe quem é que está por trás de todo o encanto que um cenário criativo provoca? Sim, é ele, o designer de moda. O seu papel no planejamento, elaboração e execução destes dois propulsores de comunicação - a vitrina e os desfiles de moda - é essencial. É este profissional que terá a qualificação adequada para desenvolver corretamente esta função. A inscrição para o curso de Design de Moda, através do vestibular suplementar da SETREM, está aberta até o dia 14 de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
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