Logomarca Paulo Marques Notícias

30/01/2014 | 11:16 | Geral | Três de Maio

Americanos se encantam com eficácia do modelo de negócios do Sicredi

Americanos estiveram no Brasil para conhecer o Sistema Sicredi

Americanos estiveram no Brasil para conhecer 

o Sistema Sicredi
Foto: Sicredi/Divulgação
Durante duas semanas, de 13 a 25 de janeiro, um grupo de 12 executivos das principais cooperativas de crédito americanas, visitaram o Brasil para conhecer o modelo de negócio, gestão e governança do Sistema Sicredi, por ser reconhecido internacionalmente como o principal sistema de crédito cooperativo do Brasil. A visita faz parte do ‘Fellows Program’, desenvolvido pelo Departamento de Estado Americano e apoiado pelo WOCCU - Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito -, que prevê o intercâmbio de profissionais dos dois países. No final de 2013, 12 executivos brasileiros conheceram o trabalho de cooperativas de crédito em diversos estados americanos.  
O grupo de executivos desembarcou primeiro em Porto Alegre, donde foram conhecer o Centro Administrativo do Sicredi e a Central Sicredi Sul. Depois os visitantes subiram a Serra Gaúcha em direção ao berço do cooperativismo de crédito, em Nova Petrópolis/RS, no dia 16 de janeiro, local onde o religioso suíço Theodor Amstad começou a propagar o cooperativismo de crédito no Brasil. Após, conheceram as atrações turísticas do estado, como as cidades de Gramado e Canela. Na opinião de Terry Mccoy, especialista em treinamentos da cooperativa Amplify, do Texas, conhecer o cooperativismo brasileiro é uma experiência que será levada para o dia a dia. "Nos Estados Unidos, as cooperativas são mais individuais, enquanto no Brasil há um verdadeiro espírito coletivo de ajudar uns aos outros", ressalta. "É impressionante observar a forma como se educa no Brasil, fazendo com que os membros estejam mais envolvidos com a cooperativa. Isso, de certa maneira, reflete na quantidade de pessoas presentes nas assembleias, algo que não se vê nos Estados Unidos", completa Mccoy. Nos Estados Unidos atualmente, 100 milhões de pessoas, num total de 400 milhões de habitantes são associados a uma Credit Union (Cooperativa de Crédito).
No sábado, dia 18 de janeiro, o grupo se dividiu e seis dos visitantes foram ao estado do Paraná para efetuar visitas na Central e cooperativas filiadas nessa região. Os seis executivos que ficaram no Rio Grande do Sul, visitaram as sedes das cooperativas Sicredi Serrana, Sicredi Vale do Taquari e Sicredi Noroeste, além de conhecerem o funcionamento de – pelo menos - duas Unidades de Atendimento em cada uma das regiões. “Foi gratificante poder trocar experiências acerca do cooperativismo de crédito e cultura dos dois países e perceber que nosso modelo de negócio surpreendeu pela eficácia e espírito de cooperação”, salientou Gerson Seefeld, diretor executivo da Central Sicredi Sul. “A Sicredi Noroeste se sentiu honrada e orgulhosa em receber o grupo de executivos americanos. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles as unidades de atendimento de Horizontina, Três de Maio e a Sureg, Tivemos um dia proveitoso, com troca de informações, experiências e conhecimento. Mostramos aos visitantes um pouco do que é o Sicredi e a importância deste sistema e da nossa cooperativa para toda a região”, disse , Glei Amaro Linhares, presidente da cooperativa Sicredi Noroeste.
Em solo gaúcho os visitantes norte-americanos também conheceram duas grandes associadas e parcerias do Sicredi: a fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa; e a fábrica da John Deere, em Horizontina. “Foi realmente uma grande celebração da verdadeira alma do cooperativismo. Tivemos a oportunidade de mostrar a pujança do Sicredi aos visitantes. Ficou a certeza, pelos comentários dos colegas americanos, que eles retornaram para casa com as melhores impressões possíveis do Sicredi”, explicou Maikel Zenkner, diretor de negócios da cooperativa Sicredi Vale do Taquari/RS.
A visita também passou por um dos principais pontos turísticos e econômicos da Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos. A comitiva foi recebida na Vinícola Casa Valduga, donde passearam pela cave, conheceram o processo produtivo e, ao final, jantaram na cantina vinícola onde foram recebidos pelos diretores da Casa Valduga. “Participei do Professional Fellows no ano passado e foi uma grande oportunidade que a Cooperativa e o Sistema Sicredi me proporcionaram de ir aos Estados Unidos conhecer o país e as suas Cooperativas. E agora, foi gratificante, poder receber os colegas americanos, e ter a oportunidade de retribuir aos mesmos, recebendo-os no Sicredi, nas nossas Cooperativas, mas em especial, poder apresentar a nossa Sicredi Noroeste e as atividades e ações que desenvolvemos em nossas comunidades”, salientou Hamilton Marcelo Cassol, gerente regional administrativo e financeiro da cooperativa Sicredi Noroeste. A colaboradora Clarice Maria Oppelt Koch,controles Internos e compliance da Central Sicredi Sul, que acompanhou a comitiva durante todo o período ressaltou que os visitantes mudaram a visão que tinham em relação ao Brasil. “Eles ficaram encantados com os nossos pontos turísticos, com a semelhança com a Europa e com a cultura gaúcha”, completou Clarice. 
Para Karl Wasserleben, vice-presidente da cooperativa Tinker FCU, de Oklahoma, a visita ao Sicredi superou todas as expectativas. “É difícil acreditar que esta viagem terminou. Fomos tratados como reis e rainhas pelo Sicredi. Se você passar alguns minutos com este grupo de profissionais do Sicredi, você entender por que eles são tão bem sucedidos. Eles tratam as pessoas com respeito e eles fazem você se sentir apreciado. Eu sei que nosso grupo não vai esquecer essas duas últimas semanas de experiência. Obrigado Sicredi e os nossos anfitriões maravilhosos", afirmou Wasserleben.
A opinião de Wasserleben também foi compartilhada pelos executivos Joey Grifith, da cooperativa Communication FCU de Oklahoma, e Kevin Finneran, da cooperativa Detroit Metropolitan Credit Union de Michigan. “Esta tem sido uma das experiências mais esclarecedoras e gratificantes da minha vida. Fiz grandes amigos, aprendi com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil, e conheci um povo e um país que são dentre os melhores do mundo”, afirmou Griffith. “Obrigado Sicredi pelas duas últimas semanas. Vocês nos mostraram que a verdadeira cooperação e o trabalho em equipe podem alcançar laços fortes com a comunidade e construir grandes obras”, ressaltou Finneran. O grupo de executivos retornou aos Estados Unidos no último sábado, dia 25 de janeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Sicredi
Mais notícias sobre GERAL