Logomarca Paulo Marques Notícias

05/02/2014 | 15:50 | Saúde | Três de Maio

Mamografia ajuda a detectar precocemente o câncer

Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e o segundo de maior incidência no mundo

Câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e o segundo de maior incidência no mundo
Foto: DM3
No dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. O objetivo é sensibilizar mulheres e homens sobre a importância de realizar o exame. A mamografia é o principal exame na investigação das mamas, fundamental na detecção precoce de nódulos e consequentemente na prevenção para casos de câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres e o segundo de maior incidência no mundo.
A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, dispõe de um mamógrafo que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável.
De acordo com o médico radiologista do HSVP, Joserlei Dill, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente este câncer. “Todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 e 49 anos de idade, devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada dois anos. Já as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram um desses cânceres antes dos 50 anos de idade devem realizar esse exame a partir dos 35 anos de idade, uma vez por ano”, explica.
A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração, mesmo antes que o paciente ou médico possam notá-las. Estudos demonstram que os benefícios do uso da mamografia geram cerca de 30% de diminuição da mortalidade em mulheres acima dos 50 anos. Dill esclarece ainda que, mesmo havendo exposição aos raios X, o exame não possui nenhuma contraindicação.
Atualmente, o HSVP atende a demanda regional de mamografias com tranquilidade. “A nossa capacidade é de realizar até 30 exames por dia, porém, o número não chega a tanto”, comenta o radiologista. O tempo investido em uma mamografia, considerando as etapas de entrevista, preparo, exame e revelação é de apenas 20 minutos. “E em dois ou três dias o paciente já tem o resultado do exame”, completa.
É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-las.
Dr. Joserlei Dill, é formado pela Universidade Federal de Santa Maria, onde cursou especialização em Radiologia. Devido as constantes evoluções nas tecnologias e equipamentos do segmento o mesmo se mantém sempre atualizado através de cursos ligados aos serviços. Dr. Dill atua junto ao HSVP desde o ano de 1993.
Fonte: DM 3 Assessoria
Mais notícias sobre SAÚDE