Logomarca Paulo Marques Notícias

30/11/2016 | 06:18 | Educação | Três de Maio

Ana Cristina Rangel ministra formação sobre educação matemática

Atividade pedagógica reuniu professoras da Educação Básica e Infantil e acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

Atividade pedagógica reuniu professoras 

da Educação Básica e Infantil e acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Foto: SETREM / Divulgação
As professoras da Educação Básica séries iniciais e da Educação Infantil da SETREM e acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia participaram de formação sobre o ensino da matemática com a mestre em Educação pela UFRGS, pedagoga Ana Cristina Souza Rangel, na Unidade São Paulo, na sexta-feira, 25. A pesquisadora e autora de diversos artigos e capítulos de livros sobre Educação Matemática prestou assessoria sobre o trabalho de matemática sob uma perspectiva mais contextualizada vinculada às práticas sociais e culturais próprias da infância.
Trabalhando a matemática num contexto de relação com as outras áreas do conhecimento escolar, a autora do livro “Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança”, pela Editora ARTMED, utilizou diversos materiais, como lápis de cor, canetinhas coloridas, formas de embalar docinhos, tabuleiros, números coloridos e desenhos, para trabalhar com os grupos a questão da teoria-prática, de como a criança, na sua atividade espontânea, constrói o número e seu pensamento matemático. Dessa forma, segundo Ana, as professoras aprendem como devem organizar a prática pedagógica ajustando a sua ação às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. “As crianças têm uma forma de pensar diferente da nossa. Como professores, temos que aprender como ela avança nas concepções sobre números e operações para fazer esse ajuste, senão ficamos ensinando a matemática numa perspectiva do conhecimento formal ou de como já sabemos e não é do jeito como a criança aprende e constrói”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia da Uniritter, pesquisadora na área da Matemática e Desenvolvimento da Criança e da Aprendizagem.
A vice-diretora da Educação Infantil da SETREM, Dagma Henkel, observa que na Instituição, desde a Educação Infantil, as crianças são desafiadas e estimuladas em suas lógicas cognitivas de maneira lúdica e corporal, pois ela está presente no corpo, na brincadeira, nas histórias, nas poesias, na arte, música, afinal, matemática é vida. “A matemática é um dos grandes diferenciais da SETREM, visto ser ela trabalhada de maneira interligada ao cotidiano da criança na escola”, enfatiza. Segundo ela, práticas essas que sinalizam os diferenciais norteadores de uma educação construída na qualidade. Dagma finaliza destacando que, enquanto Rede Sinodal de Ensino, “a SETREM busca e prioriza a excelência na ação pedagógica, que diz do ensinar e do aprender mútuos: aluno e professor”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO