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03/06/2020 | 06:55 | Educação | Três de Maio

Secretaria de Educação: renovação em período de pandemia

Saiba como a Secretaria Municipal de Educação está se reinventando neste período de quarentena sem aulas presenciais

Saiba como a Secretaria Municipal de Educação está se reinventando neste período de quarentena sem aulas presenciais
Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três de Maio, ciente de que o momento de pandemia que vivemos exige novos rumos para a educação, vem orientando desde o início do mês de abril, como as escolas devem conduzir as atividades domiciliares com os estudantes.
Neste sentido, vem promovendo diversas reuniões online, através da plataforma Google Meet, visando trocar ideias, experiências e aprimorar propostas de trabalho dos professores, com assessoria do PROIPE (Programa de Inovação Pedagógica) da UFSM.
Nos encontros online já realizados, além de cada professor poder expor sua prática e como está se sentindo em relação a este momento de pandemia, também houve troca de ideias e avaliação das atividades já realizadas, possibilitando dessa forma, que o professor possa cada vez mais qualificar suas ações, tanto no sentido dos objetos do conhecimento trabalhados, quanto no fortalecimento dos vínculos entre si e com as famílias.
De acordo com a Secretária de Educação Tânia Georgi, “estamos vivendo uma condição de excepcionalidade. A pandemia leva à insegurança e ao abalo de nossas convicções e os estudantes não estão em condições normais de aprender. Por isso é preciso pensar juntos para enfrentar esse desafio”.
Daí a importância de se realizar reuniões, mesmo que virtuais. As escolas estão trabalhando intensamente no sentido de manter o vínculo com as famílias e também agilizar o envio de atividades domiciliares para seus alunos. Praticamente todas as escolas estão conseguindo enviar atividades aos alunos, seja via online ou material impresso, dependendo de cada situação.
A equipe pedagógica da SMECE reforçou que é importante as escolas verificarem quais os alunos que têm mais dificuldades em realizar as tarefas e porque, verificar caso a caso e ver o que pode ser feito. Nesse sentido é preciso ter diálogo aberto entre escola e família, sendo fundamental a conscientização e o engajamento dos professores neste diálogo.
A secretaria destaca que é preciso estar atento às dificuldades de todo o grupo que compõe a escola: família, professores, atendentes, auxiliares e alunos. É necessário investir em quem não está chegando até a escola para buscar material e é tarefa da escola chegar até essas famílias.
Também se observou a respeito da importância das atividades estarem adequadas à série ou turma e de acordo com a BNCC e Documento Orientador Municipal. Quanto ao retorno das atividades pelos alunos, cada escola pode criar estratégias de aproximação e de diálogo com os estudantes na tentativa de melhorar este aspecto.
A equipe da SMECE sugeriu que os professores, na medida do possível, se organizem para o planejamento de atividades de forma interdisciplinar, a fim de não sobrecarregar tanto os alunos com atividades de cada componente curricular.
Neste momento a preocupação com os conteúdos precisa ser substituída pela disponibilização de atividades que dialoguem com a realidade das famílias, assuma caráter lúdico e que sejam adequadas para seu
desenvolvimento conjunto entre pais e filhos;
Em relação à avaliação, no momento atual considera-se relevante a participação e a integração do estudante e das famílias nas atividades sugeridas para posteriormente, quando do retorno às aulas se fazer uma avaliação mais completa.
“Concluiu-se que a pandemia nos obriga a mudar nossa forma de trabalhar e faz com que a sociedade perceba a importância que a escola tem no contexto social. A escola é um local de encontro e de partilha que não pode ser substituído pelo virtual. Faz falta o sorriso, o abraço, o acolhimento e a construção do conhecimento que ali se efetiva” destaca a assessora pedagógica Lucia Cenedese.
Equipe também destaca a importância dos pais neste momento, pois o papel de instigar a aprendizagem fica a cargo dos pais, relação de troca entre ambos é fundamental na prática educativa, mais ainda neste momento.
Fonte: Caroline Cassel/Cordenadoría de Comunicação PM-Três de Maio
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