Logomarca Paulo Marques Notícias

06/01/2021 | 21:16 | Esporte

Grêmio vence o Bahia na Arena e ingressa no G-4 do Brasileirão

Tricolor contou com gols de Vanderson e Diego Souza para somar três pontos em casa

Tricolor contou com gols de Vanderson e Diego Souza para somar três pontos em casa
Isadora Neumann / Agencia RBS

O Grêmio iniciou 2021 com o pé direito. Mesmo sem ter feito uma atuação de encher os olhos, o Tricolor venceu o Bahia na noite desta quarta-feira (6), na Arena, por 2 a 1, e entrou no G-4 do Brasileirão. O garoto Vanderson marcou o primeiro gol enquanto Diego Souza garantiu os três pontos após Anderson Martins ter empatado para os visitantes.


Com a vitória, o Grêmio chegou ao 13º jogo de invencibilidade no campeonato e agora é quarto colocado com 48 pontos. O Tricolor depende de uma derrota do Inter para o Ceará nesta quinta-feira para seguir no G-4 ao término da rodada. O próximo compromisso gremista é no sábado, às 21h, diante do Fortaleza, no Castelão.

 

Com a final da Copa do Brasil apenas em fevereiro, o técnico Renato Portaluppi tratou de mandar a campo todos os titulares à disposição para enfrentar o Bahia na Arena. Assim, a única mudança em relação ao time que conquistou a vaga para a decisão do torneio de mata-mata diante do São Paulo foi a presença do garoto Vanderson no lugar de Victor Ferraz, que sentiu um desconforto muscular ainda no Morumbi.


Vindo de seis derrotas seguidas e próximo da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Bahia iniciou a partida com uma postura surpreendente. A equipe visitante tentou atacar o Grêmio nos primeiros minutos. A ousadia do técnico Dado Cavalcanti, no entanto, não deu resultado e rapidamente o Tricolor fez valer sua qualidade.

 

Com muita movimentação de Pepê e Alisson, que alternavam posicionamento, e com Jean Pyerre encontrando espaço caindo pelo lado esquerdo, o Grêmio foi se impondo no jogo. Aos 6 minutos, Alisson caiu pela esquerda e cruzou para Diego Souza. O centroavante subiu antes do goleiro Douglas e cabeceou para fora.

 

O lado esquerdo era mesmo o caminho para o gol. Em uma jogada que começou com passe de Jean Pyerre, Diego Barbosa cruzou, Vanderson apareceu como um atacante na área e cabeceou para abrir o placar aos 15. O garoto de 19 anos, que fazia apenas a sua segunda partida como profissional, não segurou a emoção e chorou na comemoração do primeiro gol da carreira.

 

O gol cedo fez o Grêmio relaxar um pouco e o Bahia começou a encontrar espaços. Ernando e Ronaldo finalizaram para defesas de Vanderlei em lances seguidos. Aos 26, Gilberto chegou a balançar as redes em chute de fora da área, mas o lance foi anulado por impedimento.

 

O Tricolor voltou a criar uma jogada de perigo apenas aos 37. Em uma transição rápida, Pepê acionou Alisson, que cortou Matheus Bahia e chutou de esquerda. A bola desviou em Anderson Martins antes de sair pela linha de fundo. Antes do apito final do primeiro tempo, o Bahia voltou a assustar com Gilberto, que chutou para fora cara a cara com Vanderlei. 

 

As ameaças do Bahia no primeiro tempo se confirmaram em gol logo no começo da etapa final. A 1 minuto, o zagueiro Anderson Martins arriscou de fora da área e a bola desviou em Rodrigues tirando qualquer chance de defesa de Vanderlei: 1 a 1.

 

O Grêmio reagiu rápido ao empate e voltou a ficar em vantagem aos 8. Em uma falta na entrada da área, Diogo Barbosa rolou para Diego Souza, que soltou a bomba. Houve um desvio na barreira e Douglas até chegou a tocar na bola, mas ela passou a linha para a comemoração gremista.

 

O time de Renato soube lidar melhor com a vantagem após o segundo gol e manteve o controle da partida. O técnnico fez três trocas aos 22 minutos dando mais fôlego ao meio-campo com Pinares e Darlan nas vagas de Jean Pyerre e Lucas Silva. Thaciano foi opção na lateral porque Vanderson sentiu desgaste. 

 

Churín entrou depois no lugar de Diego Souza, mas o jogo já estava em um ritmo mais lento, o que favoreceu ao Grêmio, que havia construído o resultado para entrar no G-4. O Tricolor confirmou assim mais uma vitória e chegou a 13 jogos de invencibilidade no Brasileirão.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE