Logomarca Paulo Marques Notícias

15/02/2021 | 05:30 | Esporte

Grêmio perde para o São Paulo na Arena e se afasta do G-4 do Brasileirão

Tricolor gaúcho saiu na frente com Diego Souza, mas cedeu resultado no segundo tempo

Tricolor gaúcho saiu na frente com Diego Souza, mas cedeu resultado no segundo tempo
Marco Favero / Agencia RBS

O Grêmio desperdiçou mais uma chance de ingressar no G-5 do Brasileirão e, ao mesmo tempo, de se garantir matematicamente na Libertadores 2021. Em duelo direto contra o quarto colocado São Paulo, o Tricolor perdeu por 2 a 1, na Arena, na noite deste domingo (14). Diego Souza abriu o placar, mas Tchê Tchê e Luciano decretaram a virada paulista.


Estacionados em sétimo lugar, com 56 pontos, os comandados de Renato Portaluppi terão agora de torcer para que o Fluminense, que ocupa a quinta colocação, não vença o Ceará, nesta segunda-feira (15), aumentando a distância para quatro pontos.


Querendo mostrar serviço ao futuro técnico Hernán Crespo, que foi anunciado para abrir a nova temporada no Morumbi, os são-paulinos tomaram a iniciativa e, logo no primeiro minuto, o volante Luan bateu forte por cima do travessão de Vanderlei.

 

Sem o zagueiro Kannemann, que se queixou de dores musculares durante a semana, a equipe gremista tinha no capitão Maicon seu trunfo para que a bola permanecesse por mais tempo em pés gremistas. Assim, o time gaúcho foi trocando passes de maneira paciente, mas sem conseguir encontrar brechas na defesa visitante.

 

As primeiras oportunidades vieram aos 23 minutos, quando Tiago Volpi interceptou lançamento para a área e, no rebote, Diego Souza o obrigou a se esticar todo para evitar que a bola entrasse. No escanteio, Alisson desviou de cabeça e tirou tinta da trave. A resposta do São Paulo não demorou a vir, com Vitor Bueno aparecendo sozinho, em um descuido da marcação, para finalizar nas mãos de Vanderlei.

 

O susto não abateu o Grêmio, que seguiu se impondo até abrir o placar. Aos 32, a zaga paulista se atrapalhou para cortar uma cobrança de escanteio e a bola sobrou nos pés do artilheiro Diego Souza, que encheu o pé: 1 a 0. O gol fez com que o Tricolor diminuísse seu ímpeto, tratando de controlar a vantagem até o intervalo.

 

Na volta para a segunda etapa, um velho problema voltou a preocupar o Tricolor. Apresentando dores musculares, Maicon deixou o time, para a entrada de Lucas Silva. A mudança fez o São Paulo tomar conta da bola. A partir daí, o jogo também começou a ficar mais disputado fisicamente. Em bate-boca, Paulo Miranda e Gonzalo Carneiro receberam os primeiros cartões amarelos.

 

Encurralado em seu campo de defesa, o time gremista se limitava a cortar a troca de passes dos visitantes. Até que, aos 17 minutos, Tchê Tchê dominou na entrada da área e acertou o canto direito de Vanderlei, deixando tudo igual no marcador.

 

Logo após o empate, Alisson tentou recolocar o Grêmio em vantagem, chutando de fora da área, mas o restante da equipe não o acompanhou na reação. O reflexo disso se deu aos 21, quando Luciano passou como quis pelos zagueiros e, contando com um desvio no meio do caminho, decretou a virada: 2 a 1.

 

O gol fez Renato apelar para uma substituição tripla. Sacou Paulo Miranda, Victor Ferraz e Jean Pyerre, colocando Luiz Fernando, Thaciano e Pinares. No entanto, quem esteve perto de marcar outra vez foram os paulistas, com Daniel Alves acertando a trave. Para piorar o quadro, o chileno Pinares ainda acabou expulso nos acréscimos.

 

Faltando duas rodadas para o encerramento do campeonato, o time gremista faz as contas para não ficar apenas na dependência da final da Copa do Brasil. O próximo compromisso é apenas no próximo domingo, quando recebe o Athletico-PR.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE