Publicidades

02/04/2021 | 07:27 | Geral

Meteorologistas afirmam que informação sobre novo furacão em Santa Catarina é falsa

Divulgação ocorreu a partir de um único modelo de análise do tempo, que logo foi modificado

Reprodução/Internet

A divulgação da formação de um furacão na região de Santa Catarina, que atingiria a região na próxima semana é falsa, segundo meteorologistas.

 

No início desta semana, um dos modelos de análise do tempo fez uma única atualização de dados indicando o deslocamento de um ciclone em direção ao continente. Ele se formaria no oceano. Foi o suficiente para a informação circular nas redes sociais. No entanto, as atualizações seguintes deste modelo de análise mostraram que não havia mais essa condição meteorológica.


Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004. Com o anúncio da possibilidade de um novo fenômeno como esse, as buscas no Google por furacão em Santa Catarina chegaram a aumentar 150%.


Desta vez, o que se formou, na verdade, foi um ciclone extratropical, que avançou no sentido Norte e nesta quinta-feira (1º) atua em alto-mar entre os Estados do Espírito Santo e da Bahia, segundo a meteorologista Dóris Palma, da Somar Meteorologia. A movimentação do ciclone trouxe uma frente fria à região.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia, inclusive, emitiu alerta para fortes ventos costeiros na região até a noite da Sexta-Feira Santa (2).

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades