Publicidades

03/04/2021 | 07:35 | Saúde

Cidades gaúchas começam a vacinação dos profissionais da segurança

Em Tramandaí, no Litoral Norte, e em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, o atendimento teve início na manhã desta sexta-feira (2)

Na manhã desta sexta-feira (2), trabalhadores da Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Guarda Municipal receberam a primeira dose da vacina - F Paola

Tramandaí, no Litoral Norte, foi o primeiro município a iniciar a imunização dos profissionais das forças de segurança. Na manhã desta sexta-feira (2), trabalhadores da Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Guarda Municipal receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. 


Conforme o comandante-geral da BM, Vanius César Santarosa, cerca de 25 municípios devem começar a vacinar esses profissionais. 

 

— Tramandaí saiu na frente, mas outros farão agora à tarde. São profissionais da BM, Polícia Civil, Guardas Municipais, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) que atuam na manutenção do distanciamento social — explica. 


Só nesta sexta, estima Santarosa, a imunização dos trabalhadores da BM deve contemplar os 600 profissionais da linha de frente do Litoral Norte. Até as 11h30min, ao menos 200 policiais militares foram vacinados. Apesar de contar com um efetivo maior, explica o comandante-geral, a prioridade foi dada àqueles policiais que estão nas ruas trabalhando direto para manter o cumprimento das normas do distanciamento social.  


Outra cidade que começou a vacinar suas forças de segurança nesta sexta-feira foi Sapucaia do Sul. As aplicações estão sendo feitas na sede da Secretaria de Saúde, em profissionais de todos os órgãos de segurança do município. Mais de 55% do efetivo do 33° Batalhão de Polícia Militar já recebeu a primeira dose. A instituição informa que policias militares que não puderam comparecer, poderão receber a vacina durante a próxima semana, se dirigindo à secretaria. 

 

Em Porto Alegre, serão 7.435 doses destinadas a esse grupo. A vacinação começa na segunda-feira (5) e se estende até quarta (7), em dois drive-thrus montados nos estacionamentos dos supermercados Big. 

 

Receberão a primeira dose de imunizante todos os servidores ativos da BM, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Susepe e Guardas Municipais que se enquadram nas especificações da Nota Técnica 297/2021 do Ministério da Saúde, publicada nesta semana. Estão incluídos nesse grupo trabalhadores que estejam envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, nas ações de vacinação contra a covid-19 e nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independentemente da categoria. Ao todo, mais de 29 mil doses serão destinadas a esse público, nesta etapa, no Estado.

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades