Publicidades

10/06/2021 | 08:17 | Saúde

RS recebe 219,5 mil vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19; primeiro lote da Janssen chega na próxima semana

Rio Grande do Sul já recebeu aproximadamente 7 milhões de imunizantes contra o coronavírus. Estado soma 3,5 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose.

Novo lote da Astrazeneca chegou ao RS na noite desta quarta-feira (9) - Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebeu, no início da noite desta quarta-feira (9), um lote com 219,5 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O avião, vindo do Rio de Janeiro, pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 19h16.

 

Ainda não há uma definição por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o público que será contemplado com as vacinas.


As doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada na Capital.

 

O governo estadual também confirmou, nesta quarta-feira (9), que o RS receberá o primeiro lote da vacina Janssen, da Johnson&Johson, que deve chegar na próxima semana, com 171.600 doses.

 

A data de vencimento desses imunizantes é 27 de junho, e segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o estado tem condições de usá-las dentro do período, de cerca de 15 dias, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

 

“Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma a diretora.


A vacina da Janssen é de dose única e possui eficácia de 85% para casos graves da doença. Será a quarta opção de imunizante contra a Covid aplicada no estado.


Vacinação no RS


O RS já recebeu aproximadamente 7 milhões de doses de imunizantes contra a doença.

 

O vacinômetro do governo do estado afirma que pouco mais de 3,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose no RS. O número equivale a 31% da população, 39,3% dos grupos vacináveis (maiores de 18 anos) e 65,1% dos grupos prioritários.

 

A segunda dose já chegou a 1,6 milhão de pessoas, sendo 14,2% da população, 17,9% dos vacináveis e 30,5% dos listados como prioritários.

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades