Logomarca Paulo Marques Notícias

13/07/2021 | 21:25 | Esporte

Grêmio bate a LDU e larga em vantagem nas oitavas de final da Sul-Americana

Com gol de Léo Pereira na primeira etapa, Tricolor quebrou sequência de nove jogos sem vitórias

Com gol de Léo Pereira na primeira etapa, Tricolor quebrou sequência de nove jogos sem vitórias
LUCAS UEBEL / Grêmio/ Divulgação

O Grêmio venceu a LDU por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Casa Blanca, em Quito, e abriu vantagem no confronto de oitavas de final da Copa Sul-Americana. O gol gremista foi marcado por Léo Pereira, que aproveitou um lindo cruzamento de Jean Pyerre aos 18 minutos do primeiro tempo.

O resultado conquistado no Equador quebrou o jejum do Grêmio após nove jogos sem vitórias na temporada. O último triunfo havia sido sobre o Santa Cruz, na Recopa Gaúcha, em 6 de junho. O Tricolor vinha ainda de cinco partidas sem sequer marcar um gol no Campeonato Brasileiro. O Grêmio retorna campo no sábado (17), às 21h, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão. A volta contra a LDU está marcada para a próxima terça-feira (20), quando o Tricolor terá a vantagem do empate para confirmar a classificação para as quartas de final.

Com um total de 10 desfalques na delegação que viajou ao Equador, levando em conta convocações para a seleção olímpica, lesões e preservações, o Grêmio ainda teve Douglas Costa fora da equipe que iniciou a partida contra a LDU. Com isso, Jean Pyerre ocupou a vaga de meia central atrás de Diego Souza com a manutenção do esquema 4-2-3-1 utilizado no Gre-Nal. O meio-campo ainda teve Lucas Silva ao lado de Fernando Henrique enquanto Ruan e Vanderson entraram naturalmente na defesa nas vagas de Geromel e Rafinha.

Diante de um adversário com uma proposta de colocar muitos jogadores no setor ofensivo, o Grêmio iniciou a partida preocupado em defender sua área. Com Lucas Silva e Fernando Henrique posicionados na frente da zaga, Alisson e Léo Pereira tiveram o papel de acompanhar as subidas dos laterais equatorianos, que iam constantemente ao ataque. Mesmo Jean Pyerre e Diego Souza recuavam para tentar as fechas as linhas de passes do adversário.

Mesmo com o bloco defensivo bem montado por Felipão, a LDU conseguiu levar perigo duas vezes no começo da partida. Aos 4 minutos, Luis Amarilla dominou na área após desvio de Jhojan Julio e chutou cruzado para grande defesa de Gabriel Chapecó. Destaque no Gre-Nal do último sábado, o goleiro gremista voltou a aparecer bem aos 16, novamente em chute do paraguaio Amarilla, quando mandou a bola para escanteio.

Desse quase gol da LDU surgiu a jogada que mudou o rumo da partida. Após o escanteio, o Grêmio conseguiu um contra-ataque puxado por Vanderson, que bateu forte demais no cruzamento. Enquanto a defesa equatoriana parou, Jean Pyerre acreditou e conseguiu a buscar a bola antes da saída pela linha lateral. O meia mostrou toda a sua qualidade na sequência com um cruzamento primoroso para Léo Pereira desviar e acabar com o jejum de gols do Grêmio após cinco jogos: 1 a 0.

O gol mudou o ritmo da partida. A LDU mostrou nervosismo e começou a cometer muitos erros em sua saída de bola, o que dava ao Tricolor a possibilidade de atacar em transições. Faltou ao time gaúcho, porém, acertar o último passe no campo de ataque.

Os mandantes voltaram a levar perigo apenas aos 36, quando Julio chutou colocado e Chapecó espalmou para a linha de fundo. O Grêmio quase ampliou nos acréscimos, com Jean Pyerre aparecendo novamente como garçom. Ele deixou Alisson cara a cara com Gabbarini, mas o atacante gremista parou no goleiro equatoriano. O Tricolor foi mesmo com a vantagem de 1 a 0 para o intervalo.

A volta do segundo tempo manteve o padrão da etapa inicial. Com uma marcação encaixada, o Grêmio fechava os espaços da LDU e conseguia sustentar a vantagem sem sofrimento. O técnico do time equatoriano então resolveu três trocas aos 10 minutos. Pablo Marini mexeu na lateral direita e no ataque com Perlaza, Kevin Mercado e Reascos nos lugares de Quintero, Amarilla e Zunino.

As mudanças fizeram bem para a LDU, que voltou a levar perigo. Aos 18, Ayala chutou de fora da área e mandou perto do gol de Chapecó. O susto foi maior ainda no lance seguinte, quando Reascos subiu entre a zaga gremista e testou uma bola que tirou tinta da trave esquerda.

Com a melhora dos equatorianos, Felipão começou a mexer na equipe. Primeiro, Ricardinho entrou no lugar de Diego Souza. Em seguida, Douglas Costa foi a opção para a vaga de Jean Pyerre.  As outras trocas vieram na sequência com objetivo de recuperar o fôlego pelo lado esquerdo e centro do campo: Léo Chú e Mateus Sarará por Alisson e Lucas Silva.

A reta final foi de pressão da LDU, mas o Grêmio soube segurar. Mesmo na altitude, o time gaúcho teve forças para defender o gol de Chapecó, garantir a quebra do jejum sem vitória e a vantagem no confronto de oitavas de final da Sul-Americana. Um empate bastará em Porto Alegre para o Tricolor avançar para as quartas.

FICHA TÉCNICA
Copa Sul-Americana — Oitavas de final (ida) - 13/7/2021

LDU
Gabbarini; José Quintero (Perlaza 10’/2ºT), Guerra, Luis Caicedo e Ayala (Muñoz, 39’/2ºT); Piovi e Alcivar (Kaprof, 30’/2ºT); Zunino (Kevin Mercado, 10’/2ºT), Jhojan Julio e Billy Arce; Luis Amarilla (Reascos, 10’/2ºT). Técnico: Pablo Marini.

GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Kannemann e Cortez; Fernando Henrique e Lucas Silva (Sarará, 32’/2ºT); Léo Pereira, Jean Pyerre (Douglas Costa, 30’2ºT) e Alisson (Léo Chú, 32’/2ºT); Diego Souza  (Ricardinho, 23’/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOL: Léo Pereira (G), aos 18min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Piovi, Guerra (L); Fernando Henrique, Alisson (G)
ARBITRAGEM: Cristian Garay, auxiliado por Claudio Rios e Christian Schiemann (trio chileno). VAR: Mario Díaz de Vivar (Paraguai).     
LOCAL: Estádio Casa Blanca, em Quito

Próximo jogo  
Sábado, 17/7 - 21h
Fluminense x Grêmio
Maracanã – Brasileirão (12ª rodada)

Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE