Publicidades

28/07/2021 | 06:24 | Geral

Sobe para mais de 4 mil o número pessoas afetadas pelo temporal de granizo que atingiu o RS

Fenômeno provocou danos em casas, escolas e hospitais da metade norte do Estado

Em Guabiju, pedras grandes de gelo atingiram residências - Flávio Comunello / Arquivo Pessoal

A Defesa Civil divulgou nesta terça-feira (27) um primeiro balanço de prejuízos causados pelo temporal de granizo, que atingiu a metade norte do Estado e começou na noite de segunda-feira (26).

Segundo o relatório, 4.008 pessoas foram afetadas de alguma forma pela intempérie. Sessenta ficaram desalojadas e estão dormindo em casas de parentes. Uma pessoa em André da Rocha e uma em Guabiju tiveram que sair de casa. Em Sananduva, cidade mais atingida, outras 58 pessoas estão em casas de terceiros.

Na cidade de Sananduva, a Defesa Civil contabiliza 1,6 mil atingidos, 420 casas danificadas, além de 50 galpões na área rural. Conforme informações preliminares, oito pessoas ficaram feridas. Uma delas foi um homem que estava tentando consertar o telhado e caiu. Ele chegou a ser levado ao Hospital de Sananduva, mas já recebeu alta. Outros sete moradores tiveram ferimentos leves.

O Coordenador-adjunto da Defesa Civil Regional de Passo Fundo, 1º tenente Daisson da Silva, afirma que cinco municípios foram atendidos na região.

- Os piores casos foram em Getúlio Vargas e Sananduva. Nós ainda estamos buscando saber qual o estado de saúde de oito pessoas que ficaram feridas em Sananduva. Na madrugada, nós fizemos o trabalho local, de entrega de lonas - afirma o tenente.

Em Getúlio Vargas, foram 1,2 mil afetados. 300 casas, além de uma escola municipal, tiveram danos na estrutura.

Em Erebango, foram 30 casas atingidas, com 120 afetados diretamente. No município de Estação, foram nove casas e 36 pessoas com problemas. Em São Valério do Sul, foram 150 casas com telhados danificados de alguma forma, o que afetou 600 pessoas. Em Dois Irmãos das Missões, o número de residências com prejuízos foi de 40, deixando 160 pessoas afetadas. Em Vanini, foram 150 moradores com algum tipo de prejuízo em 50 casas.

Não foram repassadas informações detalhadas sobre os dois feridos, em André da Rocha e Guabiju. Em André da Rocha, foram 10 residências parcialmente atingidas e 40 pessoas que precisaram de ajuda. Já em Guabiju, 14 moradias, além do hospital do município e uma escola estadual, tiveram danos nas coberturas, e 42 pessoas foram afetadas pelo granizo.

Foram distribuídos ao menos 7,2 mil metros quadrados de lonas à população. Nesta terça-feira, as Defesas Civis municipais ainda trabalhavam para contabilizar o que seria necessário para dar suporte às famílias. Um novo balanço atualizado deve ser divulgado nesta quarta-feira (28).

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades