Publicidades

20/09/2021 | 21:12 | Cultura | Três de Maio

Cavalgada e missa campal marcam o 20 de Setembro em Três de Maio

Paulo Marques Notícias

Em mais um ano com a programação dos Festejos Farroupilhas adaptada para evitar aglomeração por conta da pandemia, dezenas de cavalarianos percorreram o trajeto entre a avenida Alberto Pasqualini até o CTG Tropeiros do Buricá na manhã deste 20 de Setembro de 2021. A Cavalgada Farroupilha sem a presença de crianças e apresentações artísticas foi recepcionada por um público restrito em função das medidas sanitárias.

Conforme o Movimento Tradicionasta Gaúcho (MTG), como ainda existe uma preocupação com a pandemia, por isso a liberação do governo do Estado neste ano foi para cavalgadas e não desfiles, como tradicionalmente ocorre. 

O ex-Patrão da entidade Flávio Huber destacou a importância de cada tradicionalista ter feito o máximo para que a data emblemática fosse celebrada.

- Nem que fosse só meia dúzia de cavalarianos, não iriamos deixar a data passar em branco. Começamos a organizar tudo, a movimentar os cavalos, por volta das seis e meia da manhã contou o tradicionalista.

Após a cavalgada, foi celebrada a primeira missa campal na área campeira do CTG presidida pelo padre Geane Pittol.

Ainda foi servido churrasco no formato drive thru. As pessoas apenas saíram dos veículos para retirar a carne assada.

Durante o fim de semana também foram realizadas provas de tiro de laço no CTG.

Por fim foi realizada a extinção da Chama Crioula. O ato marcou o encerramento dos Festejos Farroupilhas deste ano, que enalteceram o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi e o cinquentenário do Dia da Consciência Negra e do Movimento Nativista e, pela primeira vez, tiveram como patrona uma mulher negra.

Fonte: Paulo Marques Notícias

Mais notícias desta categoria

Publicidades