Logomarca Paulo Marques Notícias

07/10/2021 | 19:34 | Educação | Três de Maio

Comitiva da Apae de Três de Maio convida autoridades para inauguração do CER II

Diretoria esteve em Porto Alegre nesta semana entregando convites para evento que ocorrerá em novembro

Diretoria esteve em Porto Alegre nesta semana entregando convites para evento que ocorrerá em novembro
Divulgação

Na quarta-feira, 6 de outubro, uma comitiva da Apae de Três de Maio esteve em Porto Alegre. O presidente da instituição, Vilson Foletto, o vice Paulo Camargo e a jornalista Jaqueline Peripolli cumpriram agenda que visou a entrega de convites para autoridades estaduais para ato solene no dia 19 de novembro, quando será inaugurada a ampliação do prédio que acolhe os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II).

As visitas foram intermediadas pelo deputado estadual Ernani Polo, que acompanhou o grupo e inclusive agendou as reuniões com as autoridades. Os encontros iniciaram na Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes - RS). Lá, os três-maienses foram recebidos pelo presidente da federação, Afonso Tochetto, e pelo diretor de comunicação Paulo Bogado.

Foletto agradeceu Tochetto pelo apoio que a federação sempre dispensa à Apae de Três de Maio, sendo de fundamental importância para a realização das conquistas da instituição. Tochetto e Bogado já confirmaram presença no evento.

Na sequência, eles acompanharam a comitiva apaeana ao Palácio Piratini, onde foram recebidos pelo governador em exercício, vice-governador Ranolfo Vieira Junior. Ele assumiu o posto de Eduardo Leite, que está em missão oficial à Espanha e França nesta semana. Foletto entregou o convite a Ranolfo e destacou a importância dele e de Eduardo Leite se fazerem presentes na solenidade em Três de Maio.

Na sede do governo estadual, os três-maienses também tiveram uma audiência com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel César Eduardo Bonfanti, que é três-maiense. Polo seguiu acompanhando a comitiva à Assembleia Legislativa, onde a deputada estadual e vice-presidente do parlamento gaúcho, Kelly Moraes, que atualmente é a presidente da Casa, recebeu a comitiva. Kelly está substituindo o titular Gabriel Souza, que também integra a comitiva estadual na missão internacional.

Após, os apaeanos foram até o gabinete do deputado Polo. Em uma chamada de vídeo, convidaram o senador Luiz Carlos Heinze para o evento, sendo que o político gaúcho já confirmou presença na solenidade. Os demais convites para deputados estaduais e federais foram entregues aos assessores dos parlamentares.

As visitas encerraram na Secretaria Estadual de Saúde, com a secretária Arita Bergmann, que agradeceu o convite e prometeu se fazer presente na solenidade. Ela também parabenizou a Apae por mais esta conquista, que permitiu ampliar e melhorar o atendimento em reabilitação auditiva e intelectual.

Tochetto, que também esteve na reunião com Arita, destacou a relevância dos serviços prestados pela Apae de Três de Maio, que é considerada modelo em todo o país.

Foletto avaliou como muito proveitosa a viagem, já que, além da entrega dos convites, foi possível dialogar com as autoridades sobre as demandas da Apae e estreitar laços com diversas lideranças políticas.

“O CER II nos exigiu significativo esforço e dedicação, tanto para concretizar a referência de atendimento à população de forma qualificada quanto para realizar as adequações físicas, aquisição de materiais e de equipamentos. Há pouco mais de um ano realizamos nosso sonho de ampliar o prédio que acolhe os serviços do CER II, mas devido à pandemia não foi possível realizarmos uma solenidade de inauguração. Agora chegou o momento de compartilhar com os parceiros das instâncias federal, estadual e municipal e de instituições públicas e privadas, a realização deste sonho”, destacou Foletto.

Em atuação desde 10 de abril de 2019, quando foi habilitado pelo Ministério da Saúde a prestar serviços na área de reabilitação auditiva e intelectual, o CER II atende há pouco mais de um ano nas novas instalações e, atualmente, recebe pacientes de 17 municípios da 14ª Coordenadoria de Saúde.

Fonte: Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO