Logomarca Paulo Marques Notícias

11/09/2022 | 13:45 | Cultura | Três de Maio

Te aprochega, vivente! Tem início a Semana Farroupilha em Três de Maio

Rádio Colonial Fm

Após ser distribuída neste sábado (10/09) para os municípios da 20ª Região Tradicionalista a Chama Crioula chegou a Três de Maio na manhã deste domingo (11/09).

A geração da chama em âmbito regional neste ano foi realizada na localidade de Rincão dos Pires, município de Inhacorá, junto ao túmulo do tradicionalista Vitalino Cadore. Em seguida, houve a fusão com a chama estadual, que neste ano foi distribuída em Canguçu, no sul do Estado. Após, ocorreu ato solene de entrega para os representantes de Centros de Tradições Gaúchas da região no CTG Hermagoras Rolim. Em torno de 700 cavalarianos participaram do evento.

Em Três de Maio, integrantes do Piquete Toco da Grápia conduziram a centelha da chama até o CTG Tropeiros do Buricá, onde foi recebida nesta manhã pelo Patrão Gilmar Fischer e colocada na Pira Paulo da Silva.

A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947. Ela simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha.

A programação da Semana Farroupilha em Três de Maio volta a ser realizada presencialmente, depois de anos de pandemia da Covid-19. O primeiro evento neste domingo foi a celebração de uma Missa Crioula e almoço promovido pelas invernadas artísticas da entidade tradicionalista.

Na quinta-feira (15/09) será realizado jantar campeiro a cargo do Piquete Toco da Grápia, apresentação dos alunos que participam do projeto “A Escola vai ao CTG” e baile com animação de Luis Moreira e grupo Estampa Galponeira.

De sexta-feira (16/09) a domingo (18/09) serão realizadas provas campeiras, como tiro de laço, no Parque de Rodeios Edibaldo Stügelmeyer.

Já na terça-feira (20/09) ocorre o ponto máximo dos festejos tradicionalistas em Três de Maio, quando será realizado o tradicional Desfile Farroupilha na Avenida Uruguai até o CTG Tropeiros do Buricá. A entidade também promoverá churrasco a moda antiga. Serão assados costelões no fogo de chão. Também haverá apresentações musicais e danças gaúchas.

Fonte: Rádio Colonial Fm
Rádio Colonial Fm
Mais notícias sobre CULTURA