Logomarca Paulo Marques Notícias

22/09/2022 | 05:16 | Cultura | Três de Maio

Tradicionalismo e inclusão: em iniciativa inédita, Apae de Três de Maio recebe prendas e peões de três CTGs

Momento tradicionalista ocorreu na última quinta-feira, envolvendo alunos e colaboradores apaeanos, prendas, peões e artistas

Momento tradicionalista ocorreu na última quinta-feira, envolvendo alunos e colaboradores apaeanos, prendas, peões e artistas
Assessoria de Imprensa

Músicas, danças, trovas, brincadeiras, ensinamentos e integração. Assim foi a última quinta-feira, dia 15, na Apae de Três de Maio: uma verdadeira demonstração de tradicionalismo e inclusão que ficará marcada na lembrança de toda família apaeana.

Nos turnos da manhã e da tarde, foi organizado um momento especial de culto às tradições gaúchas, reunindo alunos e colaboradores apaeanos, prendas e peões dos CTGs Sentinela do Rio Grande, de Independência; Tropeiros do Buricá, de Três de Maio; e Recanto Verde, de Boa Vista do Buricá; além do artista e gaiteiro João Mella e o professor de música Fábio Diniz Ribeiro.

O presidente da Apae de Três de Maio, Vilson Foletto, também prestigiou o evento. A diretora pedagógica da Apae de Três de Maio, Simone Rossi Tiecher, destacou a felicidade e a importância de a instituição sediar o momento de integração e inclusão entre prendas e peões dos CTGs da região com os alunos apaeanos. “Queremos cultivar a nossa cultura gaúcha, pois não há diferenças entre nós. Acreditamos na inclusão e na superação das pessoas, bem como no respeito entre todos, pois cada um tem suas limitações e habilidades”, disse.

A comitiva do CTG Sentinela do Rio Grande, de Independência esteve liderada pelas coordenadoras culturais da entidade, Josenete Bozz e Francieli Oviedo, e contou com a presença de Kamili Copetti, 2ª Prenda Juvenil do CTG Sentinela do Rio Grande; Rafaela Bozz, 1ª Prenda Juvenil do CTG Sentinela do Rio Grande; Maria Gabriela Dickel, 2ª Prenda Mirim do CTG Sentinela do Rio Grande; Jayne Kulmann, 2ª Prenda Juvenil da 20ª RT; Matheus Auzani, Peão do CTG Sentinela do Rio Grande; Gabriel Meier, Peão do CTG Sentinela do Rio Grande; Ruan Carlos Pires Sampaio, 1º Piazito do CTG Sentinela do Rio Grande; Gabriela Dorindo, 3ª Prenda Juvenil do CTG Sentinela do Rio Grande; Maria Eduarda Paim, 1ª Prenda Mirim do CTG Sentinela do Rio Grande; Julia Poleze, 3ª Prenda Juvenil da 20ª RT; Nayara dos Santos Massuda, 1ª Prenda Dente de Leite do CTG Sentinela do Rio Grande; Peão Luis Fiorim, Peão Arthur Zingler Rossi, Peão Lucas Rossi Tiecher e Nilza Kulmann, mãe da prenda Jayne.

O CTG Tropeiros do Buricá, de Três de Maio, esteve representado pelas mães Juliana da Motta Krever e Francieli Daiane da Silva, que acompanharam Afonso Augusto Zimmer, 1º Piazito Farroupilha da 20ª RT; Lavínia dos Santos, 3ª Prenda Dente de Leite da 20ª RT; Miguel da Motta Krever, 1º Piá Farroupilha da 20ª RT; Guilherme da Motta Krever, 2º Guri Farroupilha da 20ª RT; Maria Clara Bruxel, 1ª Prenda Dente de Leite do CTG Tropeiros do Buricá; Ana Luiza Galarça, 2ª Prenda de Leite do CTG Tropeiros do Buricá; Isadora Arenhart, 3ª Prenda Denta de Leite do CTG Tropeiros do Buricá; Ane Luiza Galarça, Prenda Dente de Leite Destaque do CTG Tropeiros do Buricá; Heloísa Grenzel, 1ª Prenda Mirim do CTG Tropeiros do Buricá; Lara da Silva, 2ª Prenda Mirim do CTG Tropeiros do Buricá; Júlia Casali, 3ª Prenda Mirim do CTG Tropeiros do Buricá; Roberta Fischer, 2ª Prenda Adulta do CTG Tropeiros do Buricá; Gustavo Galarça, 1º Pia Farroupilha do CTG Tropeiros do Buricá; e Thiago Guedes Stopeira, 3º Piazito Farroupilha do CTG Tropeiros do Buricá.

As festividades iniciaram com apresentações de danças das prendas e dos peões, seguidas da apresentação do gaiteiro João Mella e do professor de música Fábio Diniz Ribeiro, que animaram e envolveram os alunos com músicas gaúchas e trovas, fazendo todos se divertirem. Na sequência, a instituição recebeu a centelha da chama crioula, trazida do CTG Tropeiros do Buricá por um grupo de alunos e colaboradores, e realizou um ato cívico com o hasteamento das bandeiras. Os gaiteiros Miguel Krever, Guilherme Krever e Arthur Zingler Rossi também fizeram lindas apresentações, encantando a todos.

Os alunos da Apae participaram das atividades e também realizaram apresentações, como a dança dos facões e apresentação musical. Francieli, que também é professora de educação física, artes e dança na Apae de Três de Maio, destacou o quanto o dia foi especial. “Além de apreciarmos as apresentações das prendas e peões, mostramos o potencial dos nossos alunos, pois ensaiamos e apresentamos o nosso melhor, provando que as pessoas com deficiências são capazes e têm muito a ensinar a todos nós sobre superação”, completou.

Ao meio-dia foi servido almoço campeiro e as festividades seguiram à tarde, com a presença da comitiva do CTG Sentinela do Rio Grande e também com a 3ª Prenda Juvenil da 20ª RT, Amanda Solivo, do CTG Recanto Verde, de Boa Vista do Buricá, acompanhada da mãe e do irmão.

Para a coordenadora Josenete, foi uma honra e alegria estar na Apae de Três de Maio. “O que estamos fazendo aqui é algo fantástico. Os festejos farroupilhas deste ano têm como tema ‘Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras’. E fazemos parte desta inclusão. Obrigada a esta instituição que nos recebeu e abriu as portas. Que lindo três CTGs participarem, com tantas escolas representadas. Foi um ‘baita’ evento e aprendemos muito aqui, afinal, vocês têm muito a nos ensinar, sejam vivências e superações.”

A diretora administrativa da Apae de Três de Maio, Nadir Gabe, evidenciou o quanto o evento foi importante para a instituição, principalmente aos alunos, que vivenciaram momentos marcantes. “É assim que se faz inclusão! Afinal, somos todos iguais, somos gaúchos! Obrigada a todos que se envolveram nas atividades e proporcionaram um dia tão especial para nós.”

“Foi uma festa linda, com a realização de diversas atividades, todos incluídos, vivenciando as tradições e lutando para que não haja diferenças, e sim igualdade e respeito entre todos”, finalizou a diretora pedagógica Simone.

Fonte: Jaqueline Peripolli/Assessoria de Imprensa da Apae
Mais notícias sobre CULTURA