Logomarca Paulo Marques Notícias

07/06/2023 | 05:31 | Geral

Indústria do leite do RS quer desistir de recuperação judicial de R$ 107 milhões

Marca era de empresa que já passou pela reestruturação quando esteve envolvida na operação Leite Compensado

Marca era de empresa que já passou pela reestruturação quando esteve envolvida na operação Leite Compensado
Unidade da Latvida em Santa Catarina - Facebook / Reprodução

Empresa de Estrela, no Vale do Taquari, a Indústria de Alimentos Estrela, dona da marca de leite Latvida, entrou na Justiça para desistir do pedido de recuperação judicial. Conforme a coluna noticiou, o grupo havia solicitado a reestruturação no final de abril. A Justiça já tinha até aceito o pedido de antecipação dos efeitos do mecanismo, mas ainda não havia deferido a recuperação em si. 

Um dos motivos pelo qual a empresa justifica o pedido de desistência, agora, é uma outra decisão judicial. Depois de acolher o pedido de antecipação dos efeitos da recuperação, a juíza revogou a parte do despacho que suspendia a cobrança de recebíveis. Securitizadoras recorreram da primeira decisão e a Justiça entendeu que esses créditos não faziam parte da recuperação judicial. 

No pedido de desistência da recuperação judicial, ao qual a coluna teve acesso, a empresa fala que essa decisão causou "desestabilidade financeira e desgaste na relação da Requerente com seus clientes", já que, conforme ela, o dinheiro foi usado para "manutenção da atividade fabril, através do pagamento dos produtores rurais, fornecedores de leite in natura e dos transportadores". Também foram citadas execuções fiscais no Paraná que não estariam inclusas na liminar concedida, e que, "pela atual conjuntura",  um plano de recuperação judicial seria "totalmente prejudicado". 

A coluna tentou contato com o escritório de advocacia que representa a empresa, mas não teve retorno até a publicação. Procurado, o escritório Estevez Guarda, administrador judicial do processo, confirmou que foi protocolado o pedido de desistência, mas ressaltou que não houve manifestação por parte da juíza ainda.

No pedido de recuperação judicial, a indústria informou ter dívidas que somam R$ 107,2 milhões, principalmente com credores financeiros, como bancos e fundos. A empresa gera, atualmente, 400 empregos diretos e indiretos em unidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. 

A marca Latvida era da VRS Indústria de Laticínios, que foi uma das envolvidas na Operação Leite Compensado e chegou a ter a unidade de Estrela interditada por irregularidades na produção. Em 2013, entrou em recuperação judicial. Na época, houve uma disputa entre os irmãos e sócios Rui e Valdir Sulzbach. Rui é o atual diretor da Indústria de Alimentos Estrela, que pediu a recuperação judicial agora. 

Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)  
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL