Logomarca Paulo Marques Notícias

11/02/2015 | 13:49 | Saúde | Três de Maio

Conheça as etapas de uma doação de sangue

A coleta é simples, rápida e oferece segurança, qualidade e comodidade ao doador

A coleta é simples, rápida e oferece 

segurança, qualidade e comodidade ao doador
Foto: Eduardo Erthal/DM3/HSVP
Na sexta-feira, 27 de fevereiro, acontece a primeira campanha de doação de sangue de 2015, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio. As inscrições já podem ser feitas na recepção da Urgência/Emergência. O candidato a doador precisa apresentar um documento de identidade com foto. A coleta vai ocorrer no Auditório do HSVP e inicia às 8h.
A cada campanha, que sempre é realizada em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa, a meta é atingir a captação de 80 doadores. Muitos deles possuem o hábito de doar regularmente, respeitando os intervalos entre uma doação e outra. Porém sempre há aqueles “doadores de primeira viagem”. Se você for um deles ou pretende doar pela primeira vez, mas tem dúvida de como funciona o processo, conheça as etapas de uma doação de sangue e ajude a salvar vidas.
Etapas da doação de sangue
A coleta do sangue é simples e rápida. “É um processo lógico e bem estruturado com a finalidade de oferecer segurança, qualidade e comodidade ao doador”, afirma o enfermeiro e coordenador da Agência Transfusional do HSVP, Geovani Kunz. Tudo começa com o cadastro, quando o candidato à doação, portando um documento de identidade com foto, informa seus dados e recebe um código que o acompanha durante todo o processo da doação.
Em seguida é realizado o teste de anemia. Esse exame é feito para verificar se o candidato à doação possui nível de hemoglobina "dentro dos parâmetros de normalidade". Pessoas com anemia não podem doar. São verificados também o batimento cardíaco, pressão arterial, peso e temperatura do doador.
Depois o candidato a doador responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. Aqui é fundamental responder corretamente e honestamente às perguntas. O doador também faz uma opção confidencial respondendo “sim” ou “não” à seguinte pergunta: "Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis"? Independentemente da resposta, o sangue será coletado, e todos os testes serão realizados. Porém, se a resposta for “sim”, independentemente do resultado desses exames, a bolsa será descartada.
Por fim, chegou a hora da coleta. “É passada uma solução antisséptica no local onde será feita a punção. A coleta de sangue é totalmente segura, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável, para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei”, explica o enfermeiro.
Após a doação, o doador recebe um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na cantina do posto de coleta. “O doador também deve seguir algumas orientações depois da doação, como manter o curativo no local por pelo menos 4 horas, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar esforço físico e beber bastante líquido”, completa Geovani Kunz.
Fonte: DM3 Assessoria
Mais notícias sobre SAÚDE