Logomarca Paulo Marques Notícias

03/09/2023 | 15:36 | Esporte

Grêmio vence o Cuiabá e diminui a distância para o líder Botafogo

Tricolor, que ganhou por 2 a 0, ficou a 12 pontos dos cariocas, mas com um jogo a menos

Tricolor, que ganhou por 2 a 0, ficou a 12 pontos dos cariocas, mas com um jogo a menos
Suárez voltou a marcar - Lauro Alves / Agencia RBS

O Grêmio vai para a parada da data Fifa no G-4 do Campeonato Brasileiro e com a distância para o Botafogo reduzida. Após o líder do Brasileirão perder o clássico para o Flamengo, na noite de sábado (2), o Tricolor venceu o Cuiabá por 2 a 0 na chuvosa manhã deste domingo (3), na Arena, para manter viva a esperança de título brasileiro. Suárez e Rikelme (contra) foram os responsáveis pelos gols tricolores.

Com a vitória, o Grêmio chega a 39 pontos e fica a 12 do Botafogo – que tem um jogo a mais. A parada do Brasileirão permitirá ao Tricolor um descanso até o compromisso com o Bragantino, marcado para 14 de setembro, em Bragança Paulista.

A derrota do Botafogo para o Flamengo deu ao Grêmio a possibilidade de reduzir a distância para o líder. Um combustível a mais para o time de Renato Portaluppi, que teve a repetição do esquema tático com um losango no meio-campo, de sucesso na goleada sobre o Cruzeiro, na rodada anterior. As mudanças no time estiveram no sistema defensivo. Caíque foi o escolhido para substituir o suspenso Gabriel Grando, Rodrigo Ely entrou na vaga do lesionado Geromel e Reinaldo retornou para a lateral esquerda, após cumprir suspensão diante dos mineiros.

A primeira jogada da partida foi um sinal do que viria logo depois. Com menos de 5 minutos, a torcida levantou na Arena quando Pepê deu um bonito passe em profundidade para Suárez, mas a bola escapou do uruguaio e Walter conseguiu pegar firme. Aos 8 foi a vez do goleiro gremista trabalhar. Caíque mostrou poder de reação para defender um forte chute cruzado de Rikelme.

O Cuaibá dificultou o jogo do Grêmio, principalmente, nos primeiros 15 minutos. Usando os lados do campo, os visitantes encontravam espaços na demora para o balanço defensivo dos volantes gremistas. Renato, então, fez um ajuste, recuando JP Galvão para a mesma linha de Cristaldo. Com mais um homem no meio-campo, Carballo e Pepê passaram a aparecer mais pelos lados, tanto para defender quanto para atacar, o que fez o Tricolor crescer na partida.

Aos 15, Cristaldo chutou firme para defesa de Walter. Aos 20 foi a vez de Reinaldo ameaçar após escanteio batido de maneira e curta em chute que passou por cima do gol. Na área, Suárez reclamou bastante por não ter recebido o cruzamento.

O Pistolero não teve motivos para reclamar aos 28. Ele recebeu de Reinaldo e tocou na esquerda para Pepê. Aberto como um ponta, o volante cruzou para Suárez, que dominou e bateu cruzado com o pé esquerdo. O chute nem precisou sair forte, mas foi o suficiente para passar por baixo de Walter para 1 a 0 gremista na Arena.

Em vantagem, o Grêmio passou a ter mais espaços para o contra-ataque e Suárez teve outra chance defendida por Walter – o lance, porém, foi anulado por impedimento. Com maior volume na reta final do primeiro tempo, o Cuiabá teve uma chance apenas aos 44. O estreante Caíque falhou em uma saída em cruzamento de Rikelme e contou com a ajuda de Reinaldo, que fez o corte de um chute que tinha direção do gol. Com Pepê como assistente e Suárez como artilheiro, o Grêmio foi para o intervalo coma vantagem mínima.

Logo na volta do intervalo, Kannemann assustou à torcida aos sofrer uma forte batida no nariz em lance com Matheus Alexandre. Após ser atendido pelos médicos, o argentino retornou com sua natural entrega a cada disputa com os atacantes visitantes. Mas o jogo do segundo tempo teve uma outra cara. O Cuiabá assumiu o controle, empurrando o Grêmio para o seu campo.

Aos 11, a torcida gremista levou um susto. Denilson conseguiu conduzir a bola sem ser pressionado até tocar para Rikelme. O lateral cruzou para Deyverson, que antecipou a Rodrigo Ely e finalizou acertando a rede pelo lado de fora.  

Logo após esse lance, Renato chamou Galdino e Ferreira, que entraram nos lugares de Carballo e JP Galvão. Com as mudanças, o treinador gremista voltou para seu habitual 4-2-3-1, tendo Galdino e Ferreira abertos pelos lados, Villasanti e Pepê na dupla de volantes e Cristaldo com o meia por trás de Suárez.

As trocas deram rápido resultado. Aos 17, Reinaldo cruzou da esquerda, Galdino cabeceou e Walter até conseguiu fazer a defesa, mas a bola bateu no lateral esquerdo Rikelme e entrou. Era o 2 a 0 que dava alívio ao Grêmio no momento de maior dificuldade na partida.

A torcida comemorou quase tanto quanto os gols aos 23, quando Renato Portaluppi chamou Luan. O camisa 7 entrou no lugar de Cristaldo. O Cuiabá já não teve mais força para voltar a exercer a pressão do começo do segundo tempo, mesmo com as trocas de Antônio Oliveira. As mudanças de Renato Portaluppi surtiram melhor efeito. Com Galdino e Ferreira ajudando os laterais, o Grêmio conseguiu controlar o jogo pelos lados dos visitantes. 

Luan foi a atração nos minutos finais. Cada toque na bola do camisa 7 era motivo para vibração nas arquibancadas da Arena. Não veio o esperado primeiro gol de Luan, mas a festa estava garantida com o 2 a 0, que reduz a distância para o Botafogo e mantém viva a esperança de título brasileiro para o Grêmio.

Brasileirão, 22ª rodada - 3/9/2023

Grêmio
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Carballo  (Galdino, 13’/2ºT), Villasanti e Pepê (Gustavo Martins, 45’/2ºT); Cristaldo (Luan, 26’/2ºT); João Pedro Galvão (Ferreira, 13’/2ºT) e Suárez (Iturbe, 45’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.

Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Allyson e Rikelme (Patric, 32’/2ºT); Filipe Augusto, Lucas Mineiro (Fernando Sobral, 20’/2ºT) e Denilson (Ronald, 40’/2ºT); Pablo Cappelini (Derik Lacerda, 20’/2ºT), Deyverson e Wellington Silva (Jonathan Cafú, 32’/2ºT). Técnico: Antônio Oliveira.

GOLS: Suárez, aos 29min do 1º tempo; Rikelme (contra), aos 17min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Galdino, Rodrigo Ely (G); Lucas Mineiro(C)
PÚBLICO PAGANTE. 37.304
PÚBLICO TOTAL: 39.339
RENDA: R$ 2.901.097,00
ARBITRAGEM: Yuri Elino Ferreira da Cruz, auxiliado por  Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e  Lilian da Silva Fernandes Bruno (trio fluminense). VAR: Daiane Muniz (FIFA)
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Próximo jogo
Quarta-feira, 14 de setembro -21h30min
Bragantino x Grêmio
Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista

Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE