Logomarca Paulo Marques Notícias

10/09/2023 | 11:51 | Cultura

Chama Crioula chega a Três de Maio

Na 20ª Região Tradicionalista a Chama Crioula foi distribuída em Três Passos.

Na 20ª Região Tradicionalista a Chama Crioula foi distribuída em Três Passos.
Alexandre de Souza

A Chama Crioula chegou a Três de Maio por volta das 10h30 deste domingo (10/09). Conduzida por um grupo de cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá, a centelha do fogo simbólico do tradicionalismo gaúcho passou pelas avenias Alberto Pasqualini, Uruguai e Santa Rosa até ser colocada na Pira Paulo Silva e permanecerá na entidade tradicionalista até o dia 20 de setembro, data máxima do tradicionalismo, quando será extinta, marcando o encerramento da programação alusiva aos festejos farroupilhas. 

Na 20ª Região Tradicionalista a Chama Crioula foi distribuída em Três Passos. Os cavalarianos de Três de Maio percorreram o trajeto por Nova Candelária, Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá.

Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), este ato, que se repete anualmente desde 1947, simboliza a coragem, a união dos povos e o sentimento de pertencimento do gaúcho. 

Neste ano, a Chama Crioula foi acesa no município de Cristal, localizado no Sul do estado, em frente à casa onde viveu o general Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos. 

O centenário da Revolução de 1923 é o tema da Semana Farroupilha 2023. A guerra deu origem à simbologia dos lenços que fazem parte da indumentária do gaúcho, opondo maragatos a chimangos. Os primeiros eram contra a reeleição de Borges de Medeiros (representados pelos chimangos) como presidente do estado.

Fonte: Alexandre de Souza
Mais notícias sobre CULTURA