Logomarca Paulo Marques Notícias

19/09/2023 | 16:32 | Esporte

CBF afasta árbitros envolvidos em lance de pênalti não marcado para o Grêmio

Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira tiveram decisão criticada pela entidade

Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira tiveram decisão criticada pela entidade
Reprodução internet

A comissão de arbitragem da CBF afastou os árbitros envolvidos na não marcação do pênalti para o Grêmio no jogo contra o Corinthians, segundo publicado pelo UOL Esporte na manhã desta terça-feira (19) e confirmado pelo Estadão Conteúdo. A decisão vem depois de a entidade admitir que houve erro de interpretação. A CBF ainda não confirmou oficialmente a informação.

A medida envolve o árbitro que estava no VAR, Emerson de Almeida Ferreira, e o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio, que esteve na última Copa do Mundo. Conforme o UOL, ambos irão passar um período no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). 

Durante os dias nesse programa de "reciclagem", Wilton e a equipe passarão por treinamentos teóricos e práticos. A intenção é evitar novos erros de interpretação, como os que levaram a não marcação do pênalti após o toque da bola no braço de Yuri Alberto.

Emerson Ferreira já havia sido afastado em 2022, após clássico entre Palmeiras e São Paulo, na Copa do Brasil. Na ocasião, à frente da cabine do VAR, ele não checou um impedimento na origem do lance do gol do time tricolor, na derrota por 2 a 1, mas que levou a decisão para os pênaltis. Jonathan Calleri, em posição irregular, foi derrubado por Gustavo Gómez. Emerson chamou o árbitro de campo para a revisão, sem checar a posição do atacante argentino na jogada.

Desde que Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF, assumiu o cargo, a entidade passou a preservar a figura de seus profissionais. Por isso, a análise da atuação do árbitro de vídeo nesta terça-feira, focou em reconhecer e assumir o erro no lance de Yuri Alberto.

Segundo a entidade, Yuri Alberto tem um movimento antinatural ao executar a jogada de bloqueio no cruzamento de Ferreira - fato que caracteriza, por si só, o pênalti. Além disso, na revisão do lance pela cabine do VAR, foi buscado a possibilidade de a bola resvalar no pé de Fagner, lateral-direito corintiano, antes de chegar ao braço de Yuri Alberto. Nos ângulos utilizado, é possível determinar que não houve este contato sugerido. Caso fosse detectado, o pênalti não deveria ser marcado e caracterizaria um acerto da arbitragem.

– O jogador (Yuri Alberto) mesmo 'tando' com a mão nessa posição, está natural para essa disputa da bola e não 'tá' com a intenção de bloquear – afirma Emerson, comandante do árbitro de vídeo na partida

Quando voltarem à escala, serão escalados para partidas de menor porte. Como o VAR validou a decisão do campo, Wilton Pereira Sampaio não foi rever o lance no vídeo. O jogo terminou empatado em 4 a 4. Se tivesse vencido, o Grêmio teria reduzido para nove pontos a distância para o líder Botafogo no Brasileirão.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE