07/10/2023 | 05:29 | Geral
Vinte e oito municípios já decretaram situação de emergência; aulas, eventos e mutirões de consultas médicas foram suspensos por causa do mau tempo
O número de municípios afetados pela chuva que castiga Santa Catarina desde o começo da semana aumentou para 71. Desses, 28 já decretaram situação de emergência (confira abaixo). O balanço foi divulgado em balanço da pela Defesa Civil nesta sexta-feira (6). As informações são do portal g1.
Além dos estragos materiais, uma pessoa morreu. Até a manhã desta sexta, a Defesa Civil contabilizava 1,1 mil pessoas afetadas, desalojadas e desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil estadual, a instabilidade permanece até domingo (8). As cidades do litoral Sul, Serra e Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros. A noite desta sexta e a de sábado (7) será o período de maior chuva, conforme análise da Defesa Civil.
No domingo, os acumulados de chuva podem atingir as regiões de Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O órgão ainda sinaliza que o risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.
Com a previsão de mais chuva, a prefeitura de Blumenau suspendeu por quatro dias a Oktoberfest, uma das festas mais tradicionais do país. Na cidade, os mutirões de vacinação, que teriam início nesta sexta, e de consultas com especialistas, que aconteceriam neste sábado, foram interrompidos. Em Timbó, a Festa do Imigrante também foi adiada.
Municípios atingidos já registram interdições em rodovias. Aqueles que tem previsão de novos temporais suspenderam as aulas (confira abaixo).
Até às 17h desta sexta-feira, 28 municípios decretaram situação de emergência. Veja quais são:
Veja a lista das cidades que cancelaram as aulas na rede municipal nesta sexta-feira