16/04/2024 | 06:02 | Saúde
Local é o único da cidade que disponibiliza o teste rápido NS1, que identifica a doença nos primeiros dias de sintomas
O aumento nos casos de dengue fez com que o município de Cruz Alta, no noroeste gaúcho, destinasse um posto de saúde específico para atender infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se da Unidade Sentinela de Atendimentos à Dengue, que começou a funcionar nesta segunda-feira (15) junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro.
A prefeitura designou uma equipe especializada e organizou a estrutura para atendimento exclusivo aos pacientes com dengue. O local é o único da cidade que disponibiliza o teste rápido NS1, exame realizado do primeiro ao quinto dia de sintomas da dengue, além de hemograma, quando necessário.
A decisão de criar um espaço exclusivo para o tratamento da dengue tem relação com a alta de casos da doença na cidade. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cruz Alta tem 409 casos confirmados de dengue e outros 335 em investigação. O município também já registrou três mortes pela doença em 2024.
Com atendimento especializado, a Unidade Sentinela passa a atender casos suspeitos de dengue das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira. De acordo com a secretária municipal de saúde, Daura Melissa Westphalen, a estratégia é centralizar os atendimentos e reduzir a sobrecarga das ESFs e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Cruz Alta.
— Todo aquele paciente que se sentir mal ou qualquer um dos sintomas de dengue, como febre, dores de cabeça, atrás dos olhos e musculares, pode se dirigir à Unidade Sentinela, que fará a triagem, testagem rápida e, posteriormente, se for o caso, a hidratação correta endovenosa ou via oral — informou a secretária.
Além da Unidade Sentinela, os postos de saúde dos bairros de Cruz Alta continuam atendendo pacientes com dificuldade de locomoção ou que não podem se deslocar até o centro da cidade.
A dengue causa febre alta, dor de cabeça, manchas na pele, dores no corpo, nas articulações, enjoo ou vômitos. Caso apresentar sintomas de dengue, o paciente deve procurar atendimento para evitar desenvolvimento de quadro grave. Sinais de alarme, como sangramento, tonturas ou desmaios, dor abdominal persistente, devem ser examinadas imediatamente por um médico na emergência.