Logomarca Paulo Marques Notícias

22/07/2024 | 08:07 | Geral

Veranico: temperatura segue em elevação no início desta semana, e Porto Alegre pode registrar 26°C

De acordo com a Climatempo, massa de ar quente deve se intensificar nos próximos dias. Tempo começa a mudar no fim da quarta-feira (24), pelo sul do Estado

Para quem gosta de calor, aí vai uma boa notícia: o veranico deve durar até quinta-feira (25) no Estado. O início da semana segue com tendência de tempo seco, com manhãs mais geladas e temperatura se elevando de maneira significativa nas tardes. Neste domingo (21), gaúchos aproveitaram o tempo bom e as aberturas de sol para praticar exercícios ao ar livre e passear em parques da Capital.

Ao longo dos próximos dias, a massa de ar quente deve se intensificar. De acordo com a Climatempo, a segunda (22), a terça (23) e a quarta-feira (24) não terão chuva no Rio Grande do Sul. Os termômetros seguem aumentando, chegando a 26°C em Porto Alegre e 27°C em Uruguaiana. O tempo começa a mudar na quarta.

— À noite, teremos o ingresso de uma frente fria, que vai forçar alguma instabilidade no Sul e Campanha. Depois, ela avança mais um pouco na quinta-feira (25). Não teremos chuva extrema, mas pancadas mais significativas em Pelotas e Santa Vitória do Palmar. A sexta-feira (26) terá mais instabilidade no Centro e Norte — explica o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges.

Em Porto Alegre, o tempo deve permanecer firme, com sol predominando no começo da semana. As mínimas até quarta-feira (24) oscilam entre 12°C e 14°C, enquanto as máximas vão de 22°C a 26°C. Na quinta-feira (25), a instabilidade alcança a Capital, com pancadas isoladas de chuva.

Depois das condições atípicas para a estação mais fria do ano, a sexta-feira (26) deve ter temperatura menor, com queda de seis graus de um dia para o outro. Como as madrugadas e noites são mais longas em função do inverno, há perda de calor no começo dos dias.

— Na sexta-feira (26), a temperatura volta para dentro da normalidade para o período. A mínima deve ficar em 14°C em Porto Alegre e a máxima em 19°C, que é justamente a média histórica para o mês de julho na Capital. O fim de semana também deve ficar dentro dos padrões do inverno — acrescenta Borges.

“Devem aparecer novos veranicos”, diz meteorologista
Depois de um início de inverno característico para o Estado, Bagé, por exemplo, pode chegar a registrar 25°C nos próximos dias. Em um comparativo, nas últimas semanas, a cidade esteve entre as regiões que marcaram temperatura negativa. Segundo o meteorologista da Climatempo, o termômetro acima da média deve superar os momentos gelados.

— De maneira geral, teremos mais períodos de calor do que de frio. Ao longo dos próximos meses, devem aparecer novos veranicos, deixando a temperatura um pouco acima da normalidade. Vamos seguir com essa tendência — diz Borges.

Confira as temperaturas em Porto Alegre

  • Segunda-feira (22): mínima de 12°C e máxima de 22°C
  • Terça-feira (23): mínima de 13°C e máxima de 22°C
  • Quarta-feira (24): mínima de 14°C e máxima de 26°C
  • Quinta-feira (25): mínima de 15°C e máxima de 25°C
  • Sexta-feira (26): mínima de 14°C e máxima de 19°C

Bloqueios atmosféricos provocam situação estacionária no RS

Conforme o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Vagner Anabor, a causa para o veranico no RS está relacionada com os padrões de bloqueio em níveis superiores da atmosfera no Oceano Pacífico. Em função disso, a região acaba livre de perturbações que provocam alternância nas condições de tempo.

— Durante a chuva do Dia do Trabalhador (início de maio), o bloqueio deixou o RS em uma situação estacionária de chuva. Agora, estamos em uma situação estacionária de tempo seco, com volumes de chuva abaixo da média de 142 a 147 milímetros esperados para julho, e, consequentemente, com uma gradativa elevação nas temperaturas — detalha.

Fonte: GZH
De acordo com a Climatempo, massa de ar quente deve se intensificar nos próximos dias. Tempo começa a mudar no fim da quarta-feira (24), pelo sul do Estado
Veranico é causado por uma situação estacionária de tempo seco, e consequente elevação de temperatura. Jonathan Heckler / Agência RBS
Mais notícias sobre GERAL