Logomarca Paulo Marques Notícias

03/08/2024 | 05:19 | Geral

Defesa Civil emite alerta para risco de temporal na Região Metropolitana no início da próxima semana

Órgão indica possibilidade de chuva com volumes entre 25 e 40 milímetros na segunda-feira e até 60 milímetros na terça-feira, além de rajadas de vento e condições para queda de granizo

Órgão indica possibilidade de chuva com volumes entre 25 e 40 milímetros na segunda-feira e até 60 milímetros na terça-feira, além de rajadas de vento e condições para queda de granizo
A instabilidade deve começar já no domingo, na metade norte do Rio Grande do Sul. Duda Fortes / Agencia RBS

A Defesa Civil emitiu um alerta para a segunda-feira (5) e terça-feira (6) para a possibilidade de vendaval na Região Metropolitana. Segundo o comunicado, a previsão é de chuvas fortes, rajadas de vento e queda de granizo, com risco de alagamentos pontuais e elevação de níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas sem grandes inundações.

Na segunda-feira, o alerta é para risco de chuva pontualmente forte, com volumes entre 25 e 40 milímetros ao dia. O dia deve contar com aparições breves do sol, mas apresentará condições para episódios de chuva recorrentes. O aviso também indica que as instabilidades seguem na terça-feira, com volumes ainda maiores, entre 40 e 60 milímetros por dia.

Segundo a Climatempo, a instabilidade deve começar no domingo (4) na metade norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, há possibilidade de volumes expressivos de chuva já no domingo.

Orientação

A Defesa Civil municipal orienta que a população observe alterações nas encostas e, em caso de necessidade, busque auxílio e abrigo temporário junto a parentes e amigos ou à prefeitura.

É importante abrigar-se em segurança, não transitar em locais sujeitos a alagamentos, inundações e deslizamentos durante o período do alerta, não enfrentar o mau tempo e manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.

Em caso de dúvidas e emergências, o cidadão pode ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL