Logomarca Paulo Marques Notícias

27/08/2024 | 12:42 | Cultura

Nova Candelária recebe o programa itinerante Deslocamentos MEA

Programa estará no município a partir desta quarta-feira (28) e segue até 9 de outubro com atividades gratuitas para a comunidade.

Programa estará no município a partir desta quarta-feira (28) e segue até 9 de outubro com atividades gratuitas para a comunidade.
Exposição Deslocamentos MEA em Porto Vera Cruz. Crédito: Takaki Fotos / MEA.

A próxima parada do Deslocamentos MEA será em Nova Candelária. Situado a 47 km de Horizontina, o município é um dos destinos da iniciativa itinerante promovida pelo MEA - Memorial da Evolução Agrícola.

Com passagem por seis municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul, o Deslocamentos MEA conta com exposição de Arte, acervo histórico do Centro Cultural Jorge Logemann e oficinas de capacitação sobre cultura, memória coletiva e patrimônio cultural local.   

“Já passamos por Porto Vera Cruz, Tucunduva e Três de Maio. A exposição e as oficinas se ampliam em cada lugar, pois o principal objetivo do Deslocamentos MEA é a interação com a cultura local e que nos proporciona experiências únicas. Cada município tem seus encantos e isso só fortalece o programa. E também, estamos muito impressionados de como as pessoas estão recebendo e acolhendo o MEA com muito carinho”, explica Karina Muniz Viana, diretora do MEA. 

A exposição, com curadoria de Estêvão da Fontoura, integra-se à rotina de cada município e convida o público a direcionar um novo olhar para as transformações e os movimentos da cultura, das memórias e do patrimônio cultural material e imaterial. Estêvão é artista multimídia e professor de Arte no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório, além de cursar um doutorado em Poéticas Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

A atração estará aberta à comunidade de Nova Candelária a partir da próxima quarta-feira, 28 de agosto, até o dia 9 de outubro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, durante a manhã das 7h às 11h30min e à tarde das 13h15min às 16h30min. 

O Deslocamentos MEA leva também o Fórum Setorial, com seis oficinas de capacitação previstas para o dia 30 de agosto. As oficinas proporcionam atividades práticas e teóricas envolvendo os temas patrimônio cultural e memória coletiva. Trata-se de uma oportunidade para o diálogo e a troca de conhecimentos entre profissionais da cultura, pesquisadores, educadores e comunidade local.

Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre, ou seja, todos estão convidados a participar. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link abaixo ou diretamente no local. 

Confira a programação completa 

Dia 28 de agosto, quarta-feira

Formação Mediação Cultural “Deslocamentos MEA” com Estevão da Fontoura

Hora: 15h30min às 16h30min

Local: Museu Municipal de Nova Candelária e Biblioteca Municipal Elaine Ingrid Führ Dick (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Público: educadores, professores, profissionais da cultura e turismo, servidores públicos e público em geral interessado em cultura, memória e educação.

Vagas: 20 participantes

Dia 29 de agosto, quinta-feira

Inauguração “Deslocamentos MEA” 

Hora: 18h30min

Local: Museu Municipal de Nova Candelária e Biblioteca Municipal Elaine Ingrid Führ Dick (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Público: público em geral interessado em cultura, memória e educação.

De 29 de agosto a 9 de outubro

Período da exposição “Deslocamentos MEA”

Exposição gratuita e aberta ao público

Local: Museu Municipal de Nova Candelária e  Biblioteca Municipal Elaine Ingrid Führ Dick (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Dia/Hora: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h30min e das 13h15min às 16h30min

30 de agosto, sexta-feira

Fórum Setorial MEA - Oficinas

Link inscrição: https://forms.gle/1aYFYRL7x2eyZAiw9 

Público: estudantes, professores, profissionais da cultura e turismo, público em geral interessado em cultura, história e educação.

Das 9h às 11h

Escrever, poesias de um corpo com Daiana Hartmann

Local: Pavilhões da Schweinfest (Av. ABC)

Inventário participativo para a preservação do patrimônio cultural com Aline Regiane de Jesus Mota

Local: Museu Municipal de Nova Candelária (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Legislação do campo da museologia e do patrimônio cultural com Amanda Keiko Higashi

Local: Biblioteca Municipal Elaine Ingrid Führ (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Diálogos experimentais: Arte e rádio FM com Estevão da Fontoura

Local: Câmara dos Vereadores (Rua São Francisco, 520)

Das 14h às 16h

Escrever, poesias de um corpo com Daiana Hartmann

Local: Pavilhões da Schweinfest (Av. ABC)

Organização de Reserva técnica e conservação de acervos com Aline Regiane de Jesus Mota

Local: Museu Municipal de Nova Candelária (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Preservação de fundos e coleções documentais como patrimônio cultural com Amanda Keiko Higashi

Local: Museu Municipal de Nova Candelária (Rua D - Loteamento Verdes Alpes)

Diálogos experimentais: Arte e rádio FM com Estevão da Fontoura

Local: Câmara dos Vereadores (Rua São Francisco, 520)

Sobre o MEA 

O MEA - Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer localizado em Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De forma tecnológica e imersiva, o Memorial conta a história da agricultura no País através de uma perspectiva humanizada, com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural brasileira. 

Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, café, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai e Centro de Inovação John Deere Brasil, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação. 

Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, conta com a John Deere Brasil e a SLC Agrícola entre seus patrocinadores e outros grandes doadores. O apoio é da FAHOR - Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico é assinado pela Straub Design.

A programação poderá sofrer alterações. 

Fonte: Thais Leobeth / Assessoria do MEA
Mais notícias sobre CULTURA