Logomarca Paulo Marques Notícias

29/08/2024 | 05:11 | Esporte

Jakson Follmann, ex-goleiro da Chapecoense, vai à abertura das Paralimpíadas 2024

Sobrevivente de acidente aéreo em 2016 é um dos brasileiros presentes na Place de la Concorde

Sobrevivente de acidente aéreo em 2016 é um dos brasileiros presentes na Place de la Concorde
Jakson Follmann na abertura das Paralimpíadas de Paris. Marcelo Prata

Jakson Follmann foi um dos brasileiros presentes na abertura das Paralimpíadas de 2024. O ex-goleiro da Chapecoense esteve na Place de la Concorde, em Paris. O famoso ponto turístico da capital francesa recebeu grande parte da cerimônia desta quarta-feira (28), com o desfile oficial de atletas, apresentações artísticas e protocolos oficiais do evento.

Um dos três jogadores que sobreviveram ao acidente aéreo da Chapecoense (ao lado de Neto e Alan Ruschel), em 2016, Follmann teve a perna direita amputada abaixo do joelho. Depois de encerrar a carreira como goleiro, passou a mostrar, nas redes sociais, a rotina como pessoa com deficiência e até recebeu o Prêmio Brasil Mais Inclusão, na Câmara dos Deputados, em 2017.

Folmann também se dedica a palestras e à música, iniciando trajetória como cantor. Venceu, inclusive, o programa Popstar, da TV Globo, em 2019.

A expectativa era de que, além de Follmann, outras 50 mil pessoas assistissem à cerimônia de abertura em Paris, a primeira das Paralimpíadas a céu aberto. Os primeiros momentos do desfile de atletas, na Champs-Elysées, ficaram abertos ao público. Aqueles que compraram ingressos puderam acessar a Place de la Concorde e desfrutaram do restante da cerimônia, com a entrada oficial das delegações, apresentações artísticas e discursos protocolares.

Ao todo, 4.400 atletas participaram da abertura de Paris 2024, divididos em 168 delegações. A organização das Paralimpíadas teve a intenção de promover uma cerimônia com acessibilidade universal, que funcionasse tanto para os competidores, quanto para os espectadores. A Champs-Elysées, por exemplo, recebeu asfalto para facilitar o deslocamento das delegações. De acordo com o governo francês, cerca de 15 mil policiais cuidaram da segurança do evento.

Fonte: Globo Esporte
Mais notícias sobre ESPORTE