Logomarca Paulo Marques Notícias

01/11/2024 | 15:36 | Saúde

Novembro Azul destaca a importância do autocuidado masculino

Divulgação

Novembro é o mês para os homens refletirem sobre saúde e autocuidado. A campanha ‘Novembro Azul – Nós Acreditamos na Vida’, destaca a importância de romper paradigmas, e dar atenção a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de próstata. A prevenção deve se dar o ano inteiro independente da enfermidade, mas durante o mês de novembro a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan, ressalta a relevância da realização de exames de rotina e acompanhamento médico deste que é o Câncer de maior incidência entre homens.

Atualmente a Instituição atende 425 homens cadastrados com Câncer de próstata. Através de atividades educativas, como palestras, rodas de conversa e outras ações, as 15 unidades da Aapecan procuram levar informação com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce, para maior possibilidade de cura, de um tratamento menos invasivo e mais qualidade de vida.    

O Câncer é uma doença silenciosa e com sintomas comuns a outras patologias, quando ele aparece, muitas vezes já está em estágio avançado”, explica a psicóloga da unidade Pelotas, Mariana Aires, sublinhando a importância do acompanhamento médico e da realização dos exames de rotina. “A prevenção realmente pode salvar vidas”.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), orienta que a partir dos 50 anos os homens já devem procurar um médico para uma avaliação individualizada. Afrodescendentes e aqueles com casos na família (principalmente parentes de primeiro grau) devem buscar acompanhamento profissional com 45 anos de idade.  Se diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata aumenta em 90%. 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro, no entanto, a Aapecan está com agenda aberta durante todo mês para através da informação ajudar homens a vencer seus medos e ultrapassar preconceitos acerca do tratamento ao Câncer de próstata. Entre em contato com a unidade mais próxima, ou acesse o nosso site www.aapecan.org e participe desse movimento.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
Divulgação
Mais notícias sobre SAÚDE