Logomarca Paulo Marques Notícias

18/02/2025 | 15:15 | Geral

Com 350 destelhamentos, Tavares decreta situação de emergência após temporal

Granizo que caiu no município danificou casas, escolas, carros e galpões, feriu animais e comprometeu a agricultura

Granizo que caiu no município danificou casas, escolas, carros e galpões, feriu animais e comprometeu a agricultura
Granizo causou danos a 350 residências e duas escolas. Divulgação / Prefeitura de Tavares

O município de Tavares, no Litoral Sul, decretou situação de emergência após os danos causados pelo temporal do último domingo (16). Nesta terça-feira, a Defesa Civil Estadual tinha conhecimento de 350 casas destelhadas.

Ainda, segundo o prefeito de Tavares, Gilmar Ferreira de Lemos, o Pretinho, duas escolas foram danificadas. Uma delas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izabel Cristina, precisará ter todo o telhado trocado. Porém, os estragos não mudam a estimativa da volta às aulas, que segue marcada para esta quarta-feira (19). 

— Estamos buscando um espaço onde realocar as crianças enquanto fazemos a troca do telhado — afirma o prefeito. 

Além dos danos nas residências e escolas, o granizo causou estragos em carros e galpões, feriu animais e comprometeu a agricultura. Segundo o prefeito, não há pessoas feridas gravemente ou desalojadas. A prefeitura segue distribuindo lonas para os afetados, que estão principalmente na zona rural do município.

Situação pelo Estado

Em Osório, no Litoral Norte, duas pessoas seguem internadas por conta da queda de uma lona de circo no domingo (16). Se trata de um homem de 40 anos, que aguarda transferência para o hospital onde fará uma avaliação neurológica, e uma adolescente de 15 anos que sofreu lesão no joelho e deve ser liberada nos próximos dias. 

Até o momento, há registro de estragos em ao menos 20 cidades do RS em decorrência do temporal. Foram adicionados à lista oficial da Defesa Civil nesta terça-feira os municípios de São Valentim do Sul, no Vale do Taquari, Inhacorá e Barra do Guarita, no Noroeste, e Benjamin Constant do Sul, no Norte do Estado. Todas relatam problemas de destelhamento de imóveis. 

*Produção: Fernanda Axelrud

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL