Logomarca Paulo Marques Notícias

19/02/2025 | 05:59 | Geral

Com a posse de 33 novos membros, MPRS garante promotores de Justiça titulares em todas Promotorias do Estado

. A sessão solene realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, contou com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRS, autoridades, familiares e amigos dos empossados.

. A sessão solene realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, contou com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRS, autoridades, familiares e amigos dos empossados.
MP-RS

Trinta e três novos promotores de Justiça, aprovados no 50º Concurso para Ingresso à Carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foram empossados nesta terça-feira, 18 de fevereiro, em cerimônia ocorrida no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS, em Porto Alegre. A sessão solene realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, contou com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRS, autoridades, familiares e amigos dos empossados.

Em seu discurso, Alexandre Saltz deu as boas-vindas aos novos promotores de Justiça, lembrando todas as dificuldades enfrentadas para finalizar o concurso devido às enchentes que assolaram o Estado. “Conseguimos fazer com que 67 colegas ingressem na nossa instituição. Isso representa 10% dos cargos que nós temos hoje e que nenhuma Promotoria de entrância inicial do Rio Grande do Sul, a partir da chegada de vocês, estará sem promotor titular. Isso significa que a sociedade gaúcha terá, no Ministério Público, aquela instituição presente para atendê-la e ajudá-la naquilo que for necessário”, disse.

Segundo colocado no concurso, o novo promotor de Justiça Ulysses Fernandes Moraes Luz fez o juramento oficial. Logo depois, a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, promotora-assessora Juliana Bossardi, fez a leitura do termo de posse, assinado pelos novos membros do MPRS.

O promotor de Justiça João Augusto Follador, primeiro colocado no concurso, falou em nome dos novos membros do MP gaúcho. “Não foram só os desafios da carreira e a vontade de lutar por justiça que nos fizeram optar pelo Ministério Público. Tomando posse hoje, temos ex-estagiários e ex-servidores da instituição, além de pessoas que eram ligadas à segurança pública. Não há como deixar de mencionar que a admiração que nutrimos pelo trabalho de outros promotores e promotoras de Justiça também nos fizeram escolher essa carreira. E é por esse motivo que desejo a todos os novos colegas que possamos provocar a mesma admiração naqueles nos cercarem, pois assim saberemos que estamos fazendo um bom trabalho”, afirmou. Por fim, agradeceu à gestão do MP e à comissão do concurso pela agilidade em realizar o certame e nomear os aprovados, mesmo com a tragédia socioambiental do ano passado, e parabenizou os novos membros da instituição.

O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Georges Seigneur, afirmou: “Vocês estão prestes a assumir um papel que transcende o simples exercício de uma profissão. Ser promotor de justiça é carregar nos ombros a missão constitucional de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses da sociedade, especialmente daqueles que mais precisam. É um chamado para ser a voz dos silenciados, a força dos vulneráveis e o equilíbrio em tempo de caos.” O PGJ do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lembrou da catástrofe ambiental de 2024, quando o Estado enfrentou uma das maiores provações da sua história. Na ocasião, o MPDFT assinou termo de cooperação com o MP gaúcho para que uma etapa do concurso fosse realizada na Capital federal.

NOVOS PROMOTORES

Tomaram posse, além de João Augusto Follador e Ulysses Fernandes Moraes Luz, Ana Flávia Ramos Castro, Albino Romero Junior, Loren Tazioli Engelbrecht Zantut, Aline Sousa Albino Grobberio, Livia Menezes Simão, Arthur Rodrigues Moreno, Caroline Schlatter, Raphael Arice Junqueira de Paula, Nicoli Almeida Manfrin, Bianca Barbato Vieira, Fernanda Carolina de França Barbosa Camara Zaconi, Marcelo Cassiano Ferreira da Silva, Jaimes dos Santos Gonçalves, Izabella Diniz dos Santos Moreira, Gustavo Burtet Couto Vieira, Gabriel Colvara, Fernanda Soares Magagnin, Bruna Ribeiro Pedroso da Luz Hirata, Claudia Pitwak Magdalena, Lívia Colombo Liberato Braga, Lia Thamer, Henrique Maciel Knipp, Dax Barreto Bogo, Maria Fernanda Rabelo Ramalho, Marcelo Brito da Costa Honorato Santos, Anderson Marcelo de Araujo, Jessé Padilha de Goes, Lucas Ritzmann Engel, Cristiane Denise de Freitas, Charlene Rodrigues Gonçalves e Mayara Loebmann Perez.

PRESENÇAS

Também compuseram a mesa os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Camejo, Heriberto Roos Maciel, Isabel Guarise Barrios e João Cláudio Pizzato Sidou; corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto; conselheiro nacional do Ministério Público (CNMP) Moacyr Rey Filho; ouvidora da Mulher do MPRS, Sara Duarte Schutz; a chefe de Gabinete da PGJ, Raquel Isotton; presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves; presidente da FMP, Luciano Faria Brasil; promotor João Ricardo Santos Tavares, representando a Associação Nacional dos Membros do MP (CONAMP); procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o governador; presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto; o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; o vice-presidente e corregedor do TRE-RS, Mário Crespo Brum; e a vice-procuradora-chefe do MPT, Martha Diverio Kruse.

Fonte: MP-RS
Mais notícias sobre GERAL