Logomarca Paulo Marques Notícias

21/03/2025 | 20:51 | Saúde

Cidade do RS tem surto de dengue por descarte irregular de lixo, diz prefeitura; nº de casos só é menor do que em Porto

Segundo a prefeitura de Viamão, maioria dos diagnósticos está concentrada nos bairros Paraíso, Augusta e Cecília.

Segundo a prefeitura de Viamão, maioria dos diagnósticos está concentrada nos bairros Paraíso, Augusta e Cecília.
Mosquito da dengue no RS - Reprodução/RBS TV

O município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, enfrenta um surto de dengue, segundo informações da prefeitura. A cidade é a segunda do Rio Grande do Sul em números confirmados em 2025, com 531 casos - até 18 de março - e só perde para Porto Alegre, que tem 1242.

Segundo a prefeitura, o bairro Santa Isabel concentra mais da metade dos registros. Os bairros Paraíso, Augusta e Cecília também possuem altos números de casos de dengue. Conforme o município, a Secretaria de Obras aumentou a frequência da remoção dos pontos de descarte irregular de lixo que, de acordo com a prefeitura, pode ser o grande catalizador desse cenário.

"A gente atribui esse surto de dengue, esse aumento descontrolado dos casos, ao descarte irregular do lixo. A prefeitura vem tomando medidas desde que assumiu, com caminhões fazendo de maneira continua a remoção do descarte irregular", afirma a Secretária da Saúde Michele Galvão.
De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em comparação ao mesmo período em 2024, houve um aumento de 245%. Na semana epidemiológica de 9 a 15 de março deste ano, a cidade contabilizou 152 pacientes com dengue, comparado aos 44 do mesmo período de 2024.

Prevenções
A Vigilância em Saúde de Viamão afirma que está realizando ações de combate ao mosquito nas regiões da Augusta, Cecília, Jari e locais com maior concentração de casos positivos, com visitas domiciliares diárias, orientações à população e eliminação de focos do vetor.

Conforme a pasta, foi implementado uma medida especial na Unidade de Saúde Augusta Meneguine, localizada na região com maior foco de dengue. Um médico de Pronto Atendimento está disponível no local, das 13h às 20h, para atender exclusivamente casos de suspeita de dengue.

A Secretaria de Saúde do município afirma que a população é orientada a eliminar focos do mosquito e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas.

Atenção aos sintomas

A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas:

  • febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
  • dor de cabeça
  • dor no corpo
  • dor nas articulações
  • mal-estar geral
  • náusea
  • vômito
  • diarreia
  • manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Fonte: G1
Mais notícias sobre SAÚDE