Logomarca Paulo Marques Notícias

26/03/2025 | 07:55 | Política

Trump assina decreto para reforma no processo eleitoral e cita Brasil como bom exemplo

Com nova regra, ao se registrar para votar em nível estadual, passaria a ser exigida prova de cidadania americana, como passaporte ou carteira de motorista

Com nova regra, ao se registrar para votar em nível estadual, passaria a ser exigida prova de cidadania americana, como passaporte ou carteira de motorista
Ordem foi assinada na Casa Branca nesta terça-feira (25). WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva, nesta terça-feira (25), com o objetivo de impor controles mais rigorosos ao registro de eleitores e restringir a votação pelo correio nos Estados Unidos. O republicano ainda citou países como o Brasil e a Índia como um bons exemplos de processos eleitorais. 

"Apesar de ser pioneira no autogoverno, os Estados Unidos agora falham em aplicar proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas ainda em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania", diz o documento.

O decreto exigiria prova de cidadania americana, como passaporte ou carteira de motorista, ao se registrar para votar em nível estadual.

Somente cidadãos dos EUA podem votar nas eleições federais, mas nem todos os Estados exigem esses documentos para votar, pois alguns usam outros métodos para verificar a identidade do eleitor.

"Doente por causa das eleições"
— Algumas pessoas podem pensar que eu não deveria reclamar porque vencemos por uma margem esmagadora em novembro passado — disse o magnata republicano ao assinar a ordem executiva na Casa Branca.

De acordo com o presidente norte-americano o país estaria "doente por causa das eleições".  

Fonte: GZH
Mais notícias sobre POLÍTICA