05/04/2025 | 15:22 | Cultura
No dia mundial de conscientização ao autismo , a Arde Rock lançou o clipe de Encontrar as Respostas e trouxe o tema à tona, falando de "masking", percepção e pertencimento .
“Para encontrar as respostas é preciso ter calma” , cantam Simone Sattes e Killermano durante o refrão de “Encontrar as Respostas”. A música que ganhou um videoclipe lançado no dia 02 de abril dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforça a preocupação da banda com a inclusão social e o incentivo à arte como terapia.
Para falar sobre o diagnóstico tardio do autismo, que é cada vez mais comum nas famílias brasileiras, a Arde Rock teve apoio do jovem ator Bryan Rafael Carvalho. E contou uma história através dos detalhes. A cada cena o público foi convidado a se identificar com a vida do protagonista: um menino apaixonado pela música e que, sem saber, enfrenta desafios próprios do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ausência de rótulos e a sutileza das imagens permitem que cada espectador encontre suas próprias respostas ao longo da narrativa.
A vocalista Simone Sattes compartilha a expectativa de mais uma produção audiovisual:
– Foi um trabalho feito com muito carinho e responsabilidade por toda a equipe. Tanto a letra da música quanto as imagens foram pensadas para tocar quem assiste, ajudando na percepção das questões emocionais de uma forma natural e sensível.
Ao primeiro olhar, o clipe traz uma mensagem sutil, mas emocionante sobre o autoconhecimento, acolhimento e o poder transformador da música.
A música como terapia
No clipe, o protagonista encontra na música um refúgio e, ao longo da história, ela se torna um caminho para o autoconhecimento e para a construção de laços sociais.
Segundo a psicóloga Fernanda Lenz, a música ajuda a desenvolver habilidades sociais, cognitivas e emocionais, além de ajudar na comunicação.
– Aumenta a atenção e o foco, e diminui a ansiedade e o estresse. Melhora a coordenação motora, pode aumentar a criatividade, melhorar a memória, melhorar a consciência corporal. E o melhor de tudo ainda favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional – explica.
Assim, para Simone Sattes, a paixão pela música também pode ser usada como uma ferramenta de mudança social.
– Muitas pessoas enfrentam desafios como o TEA nível 1 de suporte sem saber, pois o corpo também manifesta essas questões de formas diferentes. Precisamos sempre ‘Encontrar as Respostas’, e a música nos ajuda nesse processo, pois mexe com nossas emoções e nos torna mais receptivos”.
Acessibilidade e inclusão
Para tornar a produção audiovisual acessível a todos os públicos, o videoclipe conta com intérprete de Libras. Além disso, sua narrativa visual foi construída para ser compreendida mesmo sem som, e a letra da música carrega a mensagem para quem acompanha apenas pelo áudio.
O projeto "Encontrar as Respostas" foi aprovado no edital n°004/2024 Funcultura - Artes e Economia Criativa, do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Santa Maria (RS), reforçando seu impacto social e cultural.
Próximos passos da Arde Rock
A banda segue firme no propósito de unir música e propósito social. O próximo projeto já está em andamento:
– Queremos fomentar a cena do rock autoral no nosso estado com um festival que valorize a produção em português. Arde Rock Fest vem aí! Nos acompanhem nas redes sociais para mais novidades – adianta Simone.
28/03 12:37