Logomarca Paulo Marques Notícias

24/01/2026 | 06:56 | Geral

Estado nomeia 1.012 novos servidores para a Polícia Penal

Chamamento inclui 953 policiais penais e 59 técnicos administrativos

Chamamento inclui 953 policiais penais e 59 técnicos administrativos
Reforço no efetivo é amparado pelo Estatuto da Polícia Penal. Gabriel Centeno / SSPS / Divulgação

O governo estadual oficializou a nomeação de 1.012 novos servidores para a Polícia Penal nesta sexta-feira (23), com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). 

A medida concretiza o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite no início do mês e, conforme o governo, marca o maior chamamento já realizado pela instituição. Ao todo, 953 são policiais penais e 59 atuarão como técnicos administrativos. 

O reforço no efetivo é amparado pela Lei Complementar 16.449/2025, aprovada pela Assembleia Legislativa em 16 de dezembro. Chamada de Estatuto da Polícia Penal, a lei estrutura as carreiras e o quadro de cargos da instituição.

Segundo o governador, o reforço no efetivo da Polícia Penal representa um movimento estratégico para reforçar o monitoramento carcerário e a segurança pública do Estado.

— Estamos reforçando o capital humano do sistema prisional porque tudo o que fazemos no enfrentamento ao crime nas ruas se reflete também dentro dos presídios. Um sistema prisional estruturado, com servidores valorizados, é fundamental para garantir mais segurança à população — afirmou.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL