No dia 11 de março, às 14h, o MEA - Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina, realiza a abertura oficial do programa Mãos e Fios 2026, iniciativa que une artesanato e acolhimento de mulheres. A atividade inicia com o Fios e Café, encontro que reúne as participantes em um momento de troca, aprendizado e convivência, tendo o crochê e o café como elementos de conexão.
Para marcar o início da nova edição, a programação inclui a apresentação do Kit Individual que cada participante receberá para a produção das peças ao longo do ano. O encontro também contará com uma atividade prática e um desfile das criações confeccionadas.
Criado por iniciativa da mediadora cultural Claudete Engler, o Mãos e Fios nasceu do desejo de valorizar práticas tradicionais femininas como forma de acolhimento e fortalecimento de vínculos. “Quando cheguei ao MEA, percebi que a parte da exposição dedicada à agricultura tradicional também precisava contar a história do que nossas avós faziam. Assim nasceu o Mãos e Fios, um espaço de práticas e trocas, onde o artesanato se torna uma ferramenta de desenvolvimento humano”, explica Claudete. “Tecer fios é uma atividade prazerosa, terapêutica e faz bem para a saúde”, completa.
Amigas do MEA
Em um ano marcado por debates sobre saúde mental e cuidado psicossocial, o Mãos e Fios ampliou sua atuação por meio de oficinas, encontros semanais e ações itinerantes.
Um dos principais projetos é o Amigas do MEA, que promove encontros abertos e semanais para a confecção voluntária de peças em lã destinadas a instituições sociais. Somente no último ano, mais de 160 peças foram doadas. Atualmente, o grupo conta com 18 integrantes fixas, que transformam tardes de artesanato em momentos de escuta ativa, amizade e solidariedade.
“Nos encontros semanais, percebi um processo bonito de expressão e partilha. Cada participante, a seu modo, foi ganhando confiança para se expressar, fortalecer vínculos e experimentar novas formas de criação. Além de voluntárias, tornaram-se grandes amigas”, relata Claudete.
A participação é aberta a qualquer pessoa interessada em contribuir, seja nos encontros presenciais realizados às quartas-feiras no MEA, seja por meio da produção das peças em casa. Cada participante pode retirar, ao longo do ano, até três kits individuais, contendo novelos de lã e agulha, comprometendo-se a produzir no mínimo cinco peças por kit.
Após o cadastramento, as participantes passam a integrar o grupo de comunicação do projeto e a receber informações sobre as atividades do programa, além de terem acesso facilitado às ações desenvolvidas pelo Mãos e Fios.
Perspectivas para 2026
Para 2026, o Mãos e Fios prevê 89 atividades, distribuídas em três frentes principais:
-
Amigas do MEA – encontros semanais abertos ao público para confecção voluntária de peças em lã;
-
Mãos e Fios Itinerante – oficinas realizadas em parceria com municípios e equipamentos da assistência social, ampliando o acesso a mulheres atendidas por CRAS, CREAS e CAPS;
-
Tecendo Encontros – atividades formativas e oficinas que estimulam a criatividade, o resgate de memórias e a geração de renda.
Em 2025, o projeto itinerante passou por cinco municípios gaúchos, promovendo oficinas com agricultoras, beneficiárias de programas sociais e mulheres em situação de vulnerabilidade. Além do fortalecimento emocional, o programa também capacita participantes para atuarem como oficineiras e artesãs em suas comunidades.
Todas as atividades do MEA são gratuitas e abertas ao público. Interessados em participar ou em levar o programa para grupos e instituições podem entrar em contato pelo e-mail contato@mea.org.br.
SERVIÇO
Mãos e Fios
Abertura da programação anual
Data: 11/03/2026
Horário: 14h
Local: MEA - Agricultura Tradicional
SOBRE O MEA
Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre.
Estacionamento exclusivo para visitantes. Não fecha ao meio dia.
Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30).
Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.
O MEA - Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinador master a John Deere Brasil.
Ocupa uma área de 64 mil m2 em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes.
Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).