Logomarca Paulo Marques Notícias

10/12/2020 | 09:38 | Política

Gilson Machado é nomeado ministro do Turismo

Decisão saiu no Diário Oficial da União. Carlos Alberto Gomes de Brito assumirá presidência da Embratur

Decisão saiu no Diário Oficial da União. Carlos Alberto Gomes de Brito assumirá presidência da Embratur
Gilson Machado é amigo próximo de Bolsonaro e costuma participar das

Ex-presidente da Embratur, Gilson Machado foi nomeado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro como ministro do Turismo. A nomeação saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (10). 


A publicação também traz a exoneração do ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio, cujo nome civil é Marcelo Henrique Teixeira Dias - o documento informa que a demissão foi a pedido. 


Bolsonaro já havia antecipado, na quarta-feira (9), que Gilson Machado iria ocupar a pasta. Ele é amigo do presidente e conhecido por tocar sanfona nas transmissões em vídeo feitas por Bolsonaro nas redes sociais. Quem vai assumir a presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) será Carlos Alberto Gomes de Brito. 

 

Apesar de o Diário Oficial da União indicar que a exoneração de Álvaro Antônio foi a pedido, a saída dele ocorreu após um atrito em um grupo de WhatsApp dos ministros. O então secretário do Turismo teria enviado mensagens com críticas ao chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do governo. 

 

Veja, na íntegra, a decisão publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10):


MINISTÉRIO DO TURISMO
DECRETOS DE 9 DE DEZEMBRO DE 2020

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso I, da Constituição, resolve: 

EXONERAR, a pedido, MARCELO HENRIQUE TEIXEIRA DIAS do cargo de Ministro de Estado do Turismo. Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso I e XXV, da Constituição, resolve:

N O M EA R

GILSON MACHADO GUIMARÃES NETO, para exercer o cargo de Ministro de Estado do Turismo, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa.

Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 9º, inciso I e parágrafo único, do Decreto nº 10.172, de 11 de dezembro de 2019, resolve:

N O M EA R

CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com mandato de quatro anos, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa.

Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Fonte:
Mais notícias sobre POLÍTICA