Publicidades

14/06/2021 | 06:32 | Política

Com diferença de 16 votos e auditoria internacional, Irone Duarte é eleito prefeito de Petrolândia

Ele teve 2.195 dos votos e derrotou Angela, que ficou em segundo lugar com 2.179.

Irone foi eleito prefeito de Petrolândia - Patrick Rodrigues/ NSC

Irone Duarte, do PP, foi eleito, neste domingo (13), prefeito de Petrolândia, no Vale do Itajaí, por meio de eleição suplementar que foi acompanhada por auditoria internacional. Ao fim da apuração, ele teve 2.195 dos votos. A cidade possui pouco mais de 5 mil eleitores. Junto com o vice é Egon Weber (PSD), Duarte vai comandar o município até 2024.

 

Ao fim da apuração, Duarte teve 47,98% dos votos. O candidato derrotou Angela Adriana Krindges (MDB), que ficou em segundo lugar com 47,63% (2.179 votos). O último colocado, Edson Silva Padilha (Podemos), recebeu 201 votos, o que representou 4,39% dos votos válidos.

 

O pleito fora de época ocorreu porque os eleitos em novembro do ano passado tiveram a candidatura indeferida. A eleição ficou sub judice e o novo pleito foi decidido em abril. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), os candidatos teriam concorrido sem apresentar documento comprovando a inexistência de processos contra eles no Tribunal de Justiça.

 

Duarte tem 61 anos, é casado, tem ensino fundamental completo e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de comerciante. Ele atuou como vice-prefeito da cidade nos últimos dois mandatos.


Pela primeira vez um pleito suplementar em Santa Catarina foi acompanhado por observadores internacionais integrantes de organizações não-governamentais de transparência eleitoral.


Os quatro observadores acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Eles vão preparar um relatório com percepções e eventuais sugestões. O TRE receberá o documento e poderá, se quiser, seguir as recomendações.

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades