Logomarca Paulo Marques Notícias

26/01/2023 | 05:05 | Geral

Governo do RS anuncia mudanças na chefia da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros

Delegado Fernando Sodré e coronel Eduardo Estevam Rodrigues assumem o comando das corporações

Delegado Fernando Sodré e coronel Eduardo Estevam Rodrigues assumem o comando das corporações
Sodré (à esquerda de Leite) e Rodrigues (o quinto, da esquerda para direita) foram anunciados como novos chefes das corporações - Laura Becker / Agenc

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul têm mudanças no comando. Em anúncio nesta quarta-feira (25), o governador Eduardo Leite confirmou o nome do delegado Fernando Sodré para a chefia da Polícia Civil e do coronel Eduardo Estevam Rodrigues como comandante do Corpo de Bombeiros.

A divulgação da troca nos comandos ocorreu na nova sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na zona norte de Porto Alegre, e contou também com a presença do secretário da pasta, Sandro Caron.

No comando da Brigada Militar permanece o coronel Cláudio dos Santos Feoli e no Instituto-Geral de Perícias (IGP) segue a diretora-geral Marguet Ines Hoffmann Mittmann.

Fernando Sodré, 58 anos, atua como delegado há 24 anos e, atualmente, estava à frente da Delegacia Regional de Santo Ângelo. Ele irá substituir o delegado Fábio Motta Lopes, que exercia o cargo de chefia da Polícia Civil desde abril de 2022.

Conforme Sodré, entre os desafios da sua gestão está o combate ao crime organizado. Ele destaca que as ações serão focadas não só na Capital, mas também no interior do Estado.

— As facções criminosas são um problema permanente. Já temos muitas ações em andamento, não vamos inventar a roda. O que temos planejado é implementar o aumento das delegacias de combate à criminalidade no Interior — afirmou Sodré.

Ainda, há preocupação da SSP quanto aos casos de feminicídios, que segue apresentando números elevados dentro dos indicadores de criminalidade.

— Vamos aumentar a estrutura nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e ampliar o projeto Monitoramento do Agressor, que garante a instalação de tornozeleiras eletrônicas em agressores que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha — afirmou o secretário da pasta, Sandro Caron.

No Corpo de Bombeiros, o coronel Eduardo Estevam Rodrigues, 47 anos, assume o comando no lugar do coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. Para a próxima gestão, a expectativa é por melhorias nas estruturas de atendimento.

— Estamos adquirindo novos caminhões e uma aeronave que irá auxiliar nos trabalhos, principalmente nos resgates no Litoral. Além disso, teremos uma embarcação que vai atuar na segurança da Orla — ressaltou o coronel Estevam.

Os novos chefes
Fernando Sodré

Delegado de polícia há 24 anos, Fernando Sodré foi diretor de Departamento de Polícia do Interior entre os anos de 2016 a 2019. Antes disso, foi delegado de diferentes cidades como Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões.

Também atuou como coordenador da força-tarefa de combate ao abigeato. Ele tem doutorando em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijui) e é especialista em Direito Penal pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Eduardo Estevam Rodrigues

O coronel Eduardo Estevam Rodrigues atuava como diretor de Ensino no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Antes disso, foi comandante do 1ª Batalhão de Bombeiro Militar.

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS, doutorado em Engenharia de Segurança aos Incêndios pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUCRS e Perícia de Incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL