Logomarca Paulo Marques Notícias

30/04/2023 | 10:35 | Geral | Três de Maio

ExpoFeira e Fenasoja realizam encerramento nacional da colheita da soja

Divulgação

Ato simbólico realizado neste sábado (29/04) na abertura oficial da Expofeira 2023, que acontece em Três de Maio, marcou o encerramento nacional da colheita da soja. A ação resultou da parceria entre a feira três-maiense e a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que acontece em Santa Rosa, município reconhecido como Berço Nacional da Soja. 

Na oportunidade, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Emater/RS-Ascar apresentou informações sobre a safra 2022/23. O presidente da Fenasoja Dário Júnior Germano destacou que a ação mostra a união entre as feiras regionais e mantém o alinhamento em prol do desenvolvimento regional. “Já é tradição, nos anos que não tem Fenasoja realizamos o ato na ExpoFeira. Uma forma de manter este importante destaque aqui na nossa região”, disse.
A  soja é o principal grão cultivado no país, sendo que, segundo a Conab, esteve presente neste ano em 43,5 milhões de hectares no Brasil. O engenheiro agrônomo da Conab, Alexandre Rocha Pinto, destacou que a safra 2022/23 foi histórica no país, devendo chegar à produção de 153,6 milhões de toneladas de soja. No Brasil, a produtividade média alcançada foi de 3,527 kg/ha. 

Da mesma forma, a soja movimenta a economia no Rio Grande do Sul. Entretanto, neste ano, houve queda significativa na produtividade, em função da estiagem que consumo o Estado. Segundo a Emater/RS-Ascar, no Rio Grande do Sul foram cultivados 6.513.891 ha na safra atual, nos quais foram colhidas aproximadamente 12.525.882 toneladas, em torno de 40% a menos em relação à expectativa média inicial. Entretanto, quando lançamos o olhar para a região de Santa Rosa, segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, a perda média foi ainda maior. 

Nos 741,1 mil hectares aumentaram com o grão na região, foram colhidos aproximadamente 770.038 toneladas, com produtividade média de 17,5 sacas/ha, se considerados todos os municípios da Fronteira Noroeste e Missões. Em média, a redução da produtividade nesta região foi de 67,3%, com grande variabilidade entre municípios e dentro de um mesmo município. 

Mesmo diante dos diferentes cenários de safras nos últimos anos, a soja continua sendo importante alicerce econômico e social no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Durante o ato de encerramento, o professor Thomas Martin, da Universidade Federal de Santa Maria, realizou o lançamento da obra, disponível nos formatos impressos e digitais, resultante da 43ª Reunião de Pesquisa de Soja na região Sul, onde são compatíveis com as instruções técnicas para a cultura da soja no RS e SC nas safras 2022/23 e 2023/24. A próxima reunião acontecerá em Passo Fundo, no ano de 2024.

Durante a abertura da feira, o presidente José Henrique Weber fez um discurso emocionante, resgatou suas participações nas edições anteriores da Expofeira e relembrou quando, em 2019, houve o adiamento do evento, devido à pandemia.  “Em 2023, temos o compromisso de desenvolver a economia local e a cada edição, procuramos inovar e investir na segurança, no conforto e bem-estar aos nossos visitantes. Somos filhos de ex-presidentes e essa história nos motiva a fazer sempre mais e melhor. Para isso, contamos com o apoio de mais de 100 voluntários que estão há mais de 3 meses engajados na organização, seja no contato com expositores, patrocinadores, artistas, para trazer esse presente ao município de Três de Maio e para toda a região.
A ExpoFeira segue até o dia 07 de maio, no Parque de Exposições Germano Dockhorn.

Fonte: Colaboração: jornalista Deise Froelich, Emater
Mais notícias sobre GERAL