Logomarca Paulo Marques Notícias

14/07/2023 | 05:23 | Geral

Com danos em 500 residências, Sede Nova decreta calamidade pública

Governador do Estado Gabriel Souza vai estar na cidade hoje

Governador do Estado Gabriel Souza vai estar na cidade hoje
Luana Malmann

O município de Sede Nova, na Região Celeiro, decretou estado de calamidade pública em razão dos danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu o RS nesta quarta-feira (12/07). Conforme a administração municipal, 80% da cidade foi praticamente destruída pelo fenômeno climático.

Segundo a Prefeitura, 21 pessoas ficaram feridas. Um morador precisou ser levado para o hospital. 

Com a força do vento, cerca de 500 casas tiveram danos estruturais. Além disso, vários galpões e chiqueiros foram totalmente destruídos. Também foi registrada a queda de árvores e postes de energia. Não há previsão de retorno do abastecimento de luz e água no município.

Em seus perfis nas redes sociais, a Prefeitura de Sede Nova, cuja população atual é de 2.704 habitantes, lançou uma campanha para ajudar os moradores que perderam suas residências e todos os pertences: “Sede Nova precisa de ajuda” e divulgou dados para doações de todo tipo. No salão paroquial da cidade e Sede Nova está montada a central de atendimento às pessoas atingidas pelo temporal de ontem à tarde, com repasse de lonas para cobertura de imóveis, colchões, roupas e outros produtos."

“Foi muito feio, nunca visto por estes lados. Está muito difícil”, contou Fabio Lopes, chefe de gabinete do prefeito Leandro Cortelli Baungrat. A cidade conta com o apoio de outras prefeituras, da Defesa Civil do RS, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. “Teremos que fazer toda a limpeza da cidade por causa das árvores caídas e casas destruídas”, afirma o assessor.

Fonte: Paulo Marques Notícias
Governador do Estado Gabriel Souza vai estar na cidade hoje
Luana Malmann
Mais notícias sobre GERAL