Logomarca Paulo Marques Notícias

14/07/2023 | 13:19 | Geral

Brigada Militar vai lançar aplicativo para atendimento de emergências do 190

Prevista para este ano, ferramenta já vai identificar a localização da vítima

Prevista para este ano, ferramenta já vai identificar a localização da vítima
Divulgação

A Brigada Militar vai lançar um aplicativo para celular que servirá como um novo canal para atendimentos de emergência. Batizada de Central de Atendimentos de Despachos, a CAD 190 promete agilizar o serviço por meio de um cadastro prévio do usuário e sistema de localização da vítima.

—O usuário se cadastra antecipadamente e já teria o georreferenciamento registrado. Quando necessário, a pessoa, ao invés de ligar para o 190, acionaria pelo aplicativo do celular esse serviço de emergência — explica o Comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Luciano Moritz.

O diferencial da ferramenta, segundo o coronel, é já identificar a localização da vítima, agilizando o processo. Os dados também já estarão disponíveis, em razão do fornecimento antecipado quando o usuário baixar o app. 

— Isso já está em fase de finalização e o propósito é dar um atendimento ainda melhor e mais eficiente para a população — salienta Moritz. 

O projeto está previsto para ser lançado ainda este ano. O aplicativo poderá ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android e os de sistema iOS, desde que o aparelho preencha todos os requisitos exigidos no cadastro. Os detalhes a respeito de como serão os chamados ainda serão divulgados. 

A iniciativa será utilizada junto com as ligações para o 190. As chamadas do aplicativo e do telefone entrarão para a mesma central, que fará a distribuição para os policiais. Caberá aos operadores definir a prioridade de acordo com os critérios da Brigada Militar.

— Por exemplo, a pessoa teve o celular furtado. Não quer dizer que já vai chegar a viatura, haverá prioridades e um protocolo de ocorrências. Pode levar uma hora, mas a guarnição tem que comparecer no local — ressalta o comandante do CPC. 

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL